País
Instituto de Socorros a Náufragos reforça vigilância nas praias para estas férias da Páscoa

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) começa hoje a reforçar a vigilância nas praias do continente devido às férias de Páscoa, antevendo o aumento da frequência balnear numa altura em que a época oficial ainda não começou.
Este reforço de vigilância de praias do continente, no âmbito do projeto “Praia Segura 2025”, conta para já com 14 viaturas “Volkswagen Amarok” equipadas para salvamento e duas “ID.Buzz” para apoio logístico no socorro e auxílio, que hoje foram formalmente entregues ao ISN pela SIVA, no âmbito da responsabilidade social da empresa.
No total, na época balnear de 2025, a Autoridade Marítima terá 36 viaturas equipadas para vigilância e salvamento (34 “Amarok” e duas “ID.Buzz”).
Segundo o diretor do ISN, capitão-de-mar-e-guerra Jorge Lourenço Gorricha, as viaturas “vão permitir, desde já, operacionalizar um conjunto de meios nos próximos 10 dias, em que é expectável”, apesar do tempo instável, que em muitas áreas do país se verifique “alguma afluência de banhistas” devido às férias da Páscoa e o seguinte fim de semana prolongado.
Os meios estarão ao serviço principalmente em zonas do Centro e do Sul, onde vários indicadores apontam que possa existir maior afluência de banhistas, acrescentou.
O responsável alertou que os banhistas devem evitar comportamentos de risco, uma vez que o mar ainda é de inverno e representa perigos que não são percecionados pelos cidadãos.
A época balnear decorre, de uma forma geral, entre 01 de junho e 30 de setembro, com a totalidade de meios empregues na vigilância e socorro.
Apesar da instabilidade do tempo, este ano já teve dias de sol em que as praias se encheram de veraneantes.
Em termos de ocorrências, o pior dia foi o passado 08 de abril, com um total de 45 ocorrências envolvendo 50 pessoas, a mais grave das quais resultou na morte de um jovem de 16 anos na Costa de Caparica, Almada.

-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão X Estoril: Hugo Oliveira desvaloriza ausência do banco, “o jogo é dos jogadores” diz
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão espera mais um dia de chuva esta terça-feira. “Máximas” descem até aos 14 graus
-
Paíshá 3 dias
Investigadores portugueses cada vez mais próximos de nova “chave” para imunoterapia contra o cancro colorretal
-
Sociedadehá 1 dia
Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão