Site icon Fama Rádio e Televisão

Guerra: Forças americanas e espanholas apreendem “mega-iate” de billionário russo avaliado em 82 milhões de euros

Oficiais americanos e espanhóis anunciaram a apreensão de um mega-iate de 255 pés conhecido como o Tango no porto espanhol de Palma de Maiorca na segunda-feira. O iate vale mais de 90 milhões de dólares e pertence ao bilionário russo Viktor Vekselberg, disse o Departamento de Justiça dos EUA num comunicado.

O navio ostenta alegadamente tanto uma piscina como um cinema ao ar livre. Com sete cabines de luxo, o Tango é suficientemente grande para acomodar 14 convidados e uma tripulação de 22 pessoas.

A acção contra o Tango representa a primeira vez que oficiais americanos executaram uma apreensão através da task force KleptoCapture, que foi criada após a Rússia ter invadido a Ucrânia em Fevereiro. O Presidente dos EUA Joe Biden tinha prometido localizar os “ganhos ilícitos” dos magnatas mega-ricos próximos do Presidente russo Vladimir Putin.

Filmagens de vídeo divulgadas por oficiais americanos e espanhóis mostraram oficiais americanos e espanhóis a entrar no barco na segunda-feira.

O Tango não é o único item de ultra-luxo ligado ao Vekselberg, que a Forbes diz valer cerca de 6 mil milhões de dólares, e que controla vastas explorações em serviços públicos, construção e comunicações.

Vekselberg é também o bilionário russo que deixou cair uma fortuna famosa, devolvendo alguns dos artefactos históricos russos mais conhecidos à sua terra natal: os ovos Fabergé. Em 2004, Vekselberg espalhou cerca de 100 milhões de dólares comprando nove ovos, que foram criados a partir de gemas e metais preciosos como presentes reais nos tempos do czarismo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version