País
Dádivas de sangue em 2021 aumentaram face aos meses pré-pandemia
Assinala-se hoje o Dia Nacional do Dador de Sangue. Diretamente de uma mensagem publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de agradecer “aos dadores pela sua generosidade e altruísmo, determinados em salvar vidas e tornar o mundo num lugar melhor” e vincou a necessidade de doar sangue.
“Aumentar a consciência sobre a necessidade de dádivas regulares de sangue, contribuindo para a autossuficiência do país nesta matéria, agravada pela pandemia que vivemos, é um desígnio de todos. Mais do que nunca, cuidar uns dos outros promove a coesão da comunidade e concorre para uma sociedade mais saudável e participativa”, pode ainda ler-se na mensagem divulgada.
Relativamente à pandemia de Covid-19, também o Instituto Português do Sangue classifica como “excecional e sem precedentes” a resposta da sociedade ao apelo à dádiva lançado no início do ano, que permitiu até manter a dádiva de sangue mais elevada do que em 2020.
O IPST adiantou que no mês de janeiro o número de dádivas de sangue e componentes sanguíneas foi 36,1% superior ao período homólogo de 2020, antes da pandemia, tendo sido realizadas 17.406 dádivas.
Em fevereiro foram realizadas 17.843 dádivas de sangue, mais 7,6% do que no mês homólogo, que foi o que registou o maior número de dádivas em todo o ano passado.
-
Regiãohá 1 semana
Três acidentes condicionam trânsito na A3 ao início da tarde entre a Trofa e Santo Tirso
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Jovem de 25 anos perde a vida após colisão de bicicleta
-
Famalicãohá 4 dias
Radar de velocidade da PSP regressa a Famalicão esta quinta-feira a partir das 14:00
-
Sociedadehá 2 dias
Veja os golos! SL Benfica 4 – 0 FC Famalicão