A primeira associação de produtores tradicionais da Galiza e do Norte de Portugal tem o nome de “Terra”. As entidades portuguesas e espanholas formalizaram a criação desta associação luso-galaica, que visa promover produtos tradicionais em feiras e certames.
O projeto é financiado com fundos comunitários e é promovido pelo Eixo Atlântico, uma entidade que fomenta a cooperação transfronteiriça, pela Câmara de Vila Nova de Famalicão, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes e pelo município espanhol de O Barco de Valdeorras.
Segundo o comunicado do Eixo Atlântico, esta iniciativa, que tem como objetivo promover produtos de elaboração artesanal e excelência do território, já tem cerca de oito anos. A entidade tem promovido, nos últimos anos, a comercialização de produtos tradicionais da Galiza e do Norte de Portugal como parte de uma estratégia de promoção em zonas com baixa densidade populacional para incentivar a criação de atividades económicas.
A entidade organiza anualmente duas feiras para a venda destes produtos: uma em O Barco de Valdeorras, em setembro, e outra em Santiago de Compostela, com data marcada para julho.