Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: PSP cria sistema para combater violência nos hospitais

Publicado

em

 A PSP revelou hoje que criou pontos oficiais de contacto em todo o país para prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que no ano passado aumentaram 16%.

Inês Lemos, do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública, avançou que no âmbito do programa de policiamento de proximidade “Saúde em Segurança” foram criados pontos oficiais de contacto da PSP em todos os concelhos onde existe esta polícia.

emissão em direto da famatv

Segundo aquela oficial da PSP, os agentes que integram os pontos oficiais de contacto estão hoje a receber formação, juntamente com os efetivos que a polícia tem diariamente em alguns hospitais.

Inês Lemos precisou que são 150 os polícias que estão a frequentar hoje a formação, que conta com a participação do coordenador do gabinete de segurança na saúde, médicos e representantes das cinco administrações regionais de saúde (ARS).

“Na formação são abordados os procedimentos e a forma de atuar junto dos profissionais de saúde, mas também a forma como se devem realizar as reuniões e a articulação com os pontos oficiais de contacto do SNS”, disse.

De acordo com Inês Lemos, os “grandes pontos” desta formação passam pela prevenção e monitorização dos episódios de violência, conselhos de segurança e organização do SNS”.

A oficial da PSP explicou que os pontos oficiais de contacto estão criados em praticamente todos os concelhos do país e são “pontos de ligação com o SNS, que reúnem, fazem uma articulação a nível regional e local e dão diretrizes ao efetivo”.

“Estamos a falar de polícias do norte ao sul do país e serão eles o elo de ligação não só para o SNS, como também para a PSP para levar a cabo todo esta ação e policiamento”, disse.

De acordo com a PSP, o gabinete de segurança na saúde registou 961 casos de violência em hospitais e centros de saúde em 2021, um aumento de cerca de 16% em relação a 2020.

Inês Lemos referiu que a maior parte da violência registada é psicológica, nomeadamente assédio e ameaças, e é sobretudo praticada por utentes ou familiares contra médicos, enfermeiros e assistentes.

“Em janeiro deste ano foi aprovado o plano de ação para a prevenção da violência no setor da saúde e este plano preconiza um policiamento de proximidade. Daí que a PSP tenha criado o programa Saúde em Segurança”, explicou.

A oficial da PSP acrescentou que este programa tem três fases, designadamente a formação, que está a decorrer hoje, a articulação dos pontos oficiais de contacto com o SNS e a realização de ações de sensibilização junto dos profissionais de saúde.

Inês Lemos precisou que no âmbito das ações de sensibilização os polícias integrados no programa “Saúde em Segurança” vão passar aos profissionais de saúde conceitos de segurança, formas de atuação em situações de violência e como podem organizar o consultório com mais condições de segurança.

A PSP vai ainda, durante o mês de abril, aumentar o policiamento nos hospitais e centros de saúde.

Segundo a PSP, este programa tem como principais funções “aumentar o policiamento junto das unidades de saúde e prevenir este tipo de fenómenos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Colisão rodoviária cortou estrada em Oliveira São Mateus

Uma colisão entre dois veículos ligeiros deixou condicionada a Estrada Municipal n.º 310, que atravessa a zona industrial da freguesia...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão distinguido pela promoção do desporto na 3.ª idade

A entidade responsável pelo programa “Município Amigo do Desporto” (Cidade Social), dedicado à promoção das atividades física para seniores, distinguiu...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Quarta-feira com previsões de chuva matinais. Sol para a tarde

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia com previsões de chuva, que se devem verificar entre as 07:00 e as...

Famalicãohá 4 horas

FC Famalicão: Jhonder Cádiz foi o melhor jogador do mês de abril na I Liga

“Este prémio é o reconhecimento pelo trabalho e esforço que fazemos diariamente. Sinto-me orgulhoso e grato ao Sindicato dos Jogadores...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: “Os desafios constantes das IPSS na atualidade”

Este foi  o tema do encontro organizado pela – Associação de Moradores das Lameiras, e que teve lugar no Auditório...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Vila de Ribeirão prepara construção de miradouro para o rio Ave

A Junta de Freguesia da vila de Ribeirão prepara a construção de um miradouro para o cenário do Rio Ave...

Famalicãohá 5 horas

Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra 23 anos com música este domingo

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra, este domingo, 23 anos de música e tradição com uma...

Desportohá 6 horas

Conheça a lista de convocados da Seleção Nacional para o Euro 2024

Francisco Conceição é um “espalha-brasas de nível excecional”, afirmou hoje o selecionador português de futebol, condição, juntamente com o “bom...

Paíshá 6 horas

Apostador na Maia ganhou um milhão de euros

Um apostador na Maia foi grande vencedor do prémio “M1lhão”, designado no sorteio do último Euromilhões, registado esta sexta-feira. O...

Desportohá 7 horas

Seis jogadores devem despedir-se do FC Famalicão após empréstimo

Terminada mais uma época da I Liga de futebol portuguesa, o FC Famalicão irá despedir-se de seis atletas que se...

Arquivo

Mais Vistos