Site icon Fama Rádio e Televisão

Estudo revela que 9 em cada 10 portugueses aceitam ser vacinados contra a Covid-19

Nove em cada dez portugueses aceitam ser vacinados contra a Covid-19. É esta a conclusão de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolvido entre os meses de dezembro e janeiro.

Entre as quase três mil respostas recebidas ao inquérito ‘online’, 91% das pessoas expressaram a vontade em serem vacinadas contra o vírus SARS-CoV-2.

Outra das conclusões apuradas é que os indivíduos com menor nível de escolaridade revelarem maior preocupação com a toma da vacina, bem como dos possíveis efeitos secundários, ou seja, em maior risco de não aceitarem ser vacinados.

De acordo com a investigadora e uma das autoras do estudo Rute Sampaio, “apesar de não existir uma fórmula mágica, é de extrema importância que se adapte as mensagens de saúde pública às diferentes características da população”, porque “a eficácia da vacina para se alcançar uma imunização das comunidades está muito dependente da opinião pública e da confiança das pessoas em aderirem a esta terapêutica”.

Segundo os investigadores, os resultados mostram ainda que não é por as pessoas se considerarem extremamente bem informadas sobre a doença que aceitam mais a vacina.

“Isto pode estar relacionado com uma menor perceção do risco sobre a covid-19 por parte da população, mas também nos pode remeter para as fontes de informação que as pessoas recorrem para compreender a situação pandémica serem as que condizem com as suas perceções”, finalizam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version