Siga-nos nas redes

Mundo

Covid-19: Variante brasileira pode iludir o sistema imunitário de quem já possuía anticorpos

Publicado

em

A nova estirpe da Covid-19 detetada no Brasil, P.1, poderá ter uma carga viral até dez vezes mais elevada e é capaz de iludir o sistema imunitário de quem já possuía anticorpos, revelam dois estudos preliminares.

“Provavelmente faz as três coisas ao mesmo tempo: é mais transmissível, invade mais o sistema imunitário e, provavelmente, deve ser mais patogénica”, disse hoje à agência espanhola EFE Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do grupo da USP que participou da investigação realizada pelo Centro Brasil-Reino Unido para a Descoberta e Diagnóstico de Abrovírus (CADDE).

emissão em direto da famatv

O estudo preliminar, realizado por investigadores brasileiros e ingleses e divulgado na última sexta-feira, sugere que a nova variante detetada no estado do Amazonas seja entre 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível do que as que a precedem e “provavelmente” isso é um dos fatores responsáveis pela segunda vaga da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Os cientistas também concluíram que a nova estirpe é capaz de evadir o sistema imunológico e causar uma nova infeção em parte dos indivíduos já infetados pelo SARS-CoV-2, concretamente entre 25 e 61%.

“Não se podem explicar tantos casos a não ser pela perda de imunidade”, disse Ester Sabino, que coordenou o estudo juntamente com o investigador Nuno Faria, da Universidade de Oxford.

O estudo preliminar, baseado num modelo matemático realizado pelo Imperial College London, baseia-se na análise de genomas de 184 amostras de secreção nasofaríngea de pacientes diagnosticados com covid-19 em laboratórios de Manaus entre novembro de 2020 e janeiro de 2021.

A capital do Estado do Amazonas, Manaus, foi um dos focos da pandemia no Brasil, quer na primeira, quer na segunda vaga da pandemia, e vive um colapso da saúde desde o final do ano passado devido à explosão de casos e de internações por covid-19.

A investigação, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ainda não foi revista por outros cientistas ou publicada em revistas científicas, mas está disponível ‘online’.

Da mesma forma, um outro estudo também divulgado na última sexta-feira por investigadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da região amazónica indica que a carga viral no corpo de indivíduos infetados com a P.1 pode ser até dez vezes maior.

O Brasil, um dos países mais atingidos pela pandemia no mundo, acumula 10.587.001 infeções desde o registo do primeiro caso da doença, em 26 de fevereiro do ano passado, e 255.720 mortes.

Esses números confirmam a nação sul-americana, com os seus 212 milhões de habitantes, como um dos focos globais da covid-19 e como o segundo país com mais mortes pela doença no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos, e como o terceiro com mais infeções, atrás do país norte-americano e da Índia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Sociedadehá 4 horas

Trofa realiza segundo encontro de coros a 10 de junho

A Câmara da Trofa organiza a 10 de junho, a 2ª edição do “Trofa EnCanto”, um encontro anual de coros...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Mário Passos assinalou arranque da construção do Multiusos de Fradelos 

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, presidiu este domingo ao lançamento da primeira pedra do futuro Espaço...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: motociclista ferido com gravidade em despiste na freguesia de Telhado

Um acidente ocorrido ao início desta tarde, na freguesia de Telhado, em Famalicão, provocou um ferido grave. Ao que a...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Segunda-feira “abre a porta” a semana de sol e temperaturas elevadas

Depois de alguns dias com previsões de chuva, o sol está de regresso ao concelho de Famalicão e deverá manter-se...

Desportohá 7 horas

Clube de Rugby de Famalicão promove torneio com mais de 100 atletas

O Clube de Rugby de Famalicão promove, no próximo dia 8 de junho,  o habitual torneio de Rugby de 7...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Mercado dos Doces anima Seide S Paio este domingo

Este domingo há Mercado dos Doces em Seide S. Paio, Famalicão. O certame é promovido pela CSIF de Avidos, Lagoa,...

Famalicãohá 8 horas

Hélder Pereira recandidata-se à liderança do CDS-PP de Famalicão

O presidente da Concelhia de Famalicão do CDS-PP, Hélder Pereira, vai candidatar-se a um novo mandato, informou a Comissão Política...

Desportohá 10 horas

Famalicão: Clube de Xadrez da Didáxis vence Taça de Braga pela 11ª vez

Decorreu este sábado  a Final da 24ª edição da Taça de Braga de Xadrez 2023/2024. O Clube de Xadrez Associação...

Desportohá 1 dia

Equipa sénior feminina do FC Famalicão goleia Vitória SC de Guimarães

A jogar em casa, o FC Famalicão venceu, este sábado, o Vitória SC por 6-1 no primeiro jogo do play-off...

Paíshá 1 dia

Banco Alimentar começa nova campanha de recolha de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, que contará com mais de...

Arquivo

Mais Vistos