Siga-nos nas redes

País

Ligação de comboio de alta velocidade entre Porto e Vigo ficará concluída em 2032

Publicado

em

A ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, em Espanha, fica concluída em 2032, fazendo com que o Norte de Portugal e a Galiza fiquem com “uma posição geoestratégica única”, assegurou hoje o ministro das Infraestruturas.

“Porto-Vigo [por alta velocidade] não é um estudo. É uma concretização. Vamos fazer o investimento e vamos concluir em 2032. E acreditamos que Espanha tenha então concluído o investimento do lado espanhol”, afirmou o ministro Miguel Pinto Luz, em Vigo, onde participou no encontro Conectando el Noroeste, promovido pela Confederação Empresarial de Pontevedra, e na qual participou também o presidente da Junta de Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela.

Com a conclusão da ligação de alta velocidade, o Norte de Portugal e a Galiza ficarão com uma “posição geoestratégica única”, acrescentou.

Em causa estará, diz Pinto Luz, uma “nova macrorregião que vai liderar a economia, que vai liderar geoestrategicamente, nas infraestruturas e na Península Ibérica”.

“Nós não pensamos que o país é só Lisboa. Vemos o Porto como uma nova centralidade e a Galiza como parceiro primordial”, assegurou.

De acordo com o ministro, tal acontece porque o Governo acredita “muito, muito, muito nesta eurorregião” e porque acredita muito no Norte de Portugal e na Galiza.

O governante frisou que Portugal precisa “muito da Galiza para concretizar esta visão de uma eurorregião que possa competir com as grandes regiões da Europa”.

Quanto aos prazos da alta velocidade Porto-Vigo, o ministro explicou que as ligações Braga-Valença e Campanhã-Aeroporto (Porto) terminam em 2032, o que permitirá a ligação entre o Porto e a fronteira de Valença.

De acordo com Pinto Luz, “ainda este ano” haverá “avanços” nestes dois tramos necessários para fechar a alta velocidade até Vigo.

De acordo com o ministro, “a cimeira [ibérica] não alterou um milímetro estes compromissos”.

“A prioridade máxima para os dois governos [português e espanhol] é Lisboa-Vigo em 2032 e Lisboa-Madrid em 2034”, frisou.

No encontro de hoje da Confederação Empresarial de Pontevedra, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse não ter “nada contra” a ligação Lisboa-Madrid, mas frisou que a procura pela ligação Porto-Vigo é “sete vezes maior”.

“Precisamos que os governos de Espanha e Portugal percebam que os países não terminam nas suas capitais. Precisamos urgentemente de começar os trabalhos, não de mais palavras”, defendeu.

Para o autarca, “esta Europa precisa urgentemente da alta velocidade, de uma infraestrutura limpa e sustentável”.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, pediu ao ministro para “acelerar” a ligação de alta velocidade com Vigo.

“Importa garantir que as ligações Braga-Valença e Campanhã-Aeroporto estejam operacionais em 2032. E importa definir o quanto antes a localização da nova travessia sobre o rio Minho”, disse, acrescentando que no dia em que existir “a ligação de alta velocidade entre a Corunha e a Península de Setúbal”, o país encontrará o futuro que merecem o mundo será melhor.

O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.

A ligação Porto-Vigo prevê uma nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e um troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 41 minutos

PSP: 29 estrangeiros detidos em janeiro por estarem em situação ilegal no país

A PSP fiscalizou em janeiro quase 4.000 cidadãos estrangeiros em 279 operações policiais, que resultaram em 29 detenções por situação...

Paíshá 2 horas

Ligação de comboio de alta velocidade entre Porto e Vigo ficará concluída em 2032

A ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, em Espanha, fica concluída em 2032, fazendo com que o...

Paíshá 3 horas

Famalicão: Condutor de 58 anos detido com taxa de álcool de 1,97 g/l

A Polícia de Segurança Pública procedeu, na mandrugada desta quinta-feira, cerca das 01:30, na cidade de Famalicão, à detenção de...

Bragahá 3 horas

Assalto a supermercado em Braga registado em vídeo: Ladrão partiu vidro para levar 100 euros

Um supermercado na localidade de Ferreiros, em Braga, foi alvo de um assalto, ao início da madrugada desta quinta-feira.Tal como...

Famalicãohá 4 horas

Famalicense Catarina Azevedo distinguida com bolsa para estudar tratamentos para o cancro na Suíça

A famalicense Catarina Azevedo foi contemplada com uma bolsa de viagem da Sociedade Portuguesa de Imunologia (SPI) para realizar um...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Lousado convida para o seu Desfile de Carnaval este sábado

A comunidade de Lousado sai à rua, este sábado, dia de mais um desfile de Carnaval. O encontro está agendado...

Paíshá 4 horas

Novo sismo sentido em Portugal continental. Epicentro registado em Sevilha

Um sismo com magnitude de 4,2 na escala de Richter, com epicentro na região de Sevilha, foi sentido no concelho...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: 3 detidos pela GNR após assalto em Joane

O Comando Territorial da GNR de Braga, através do Posto Territorial de Joane, procedeu á detenção de três homens, com...

Paíshá 5 horas

Um carro e 9 caixotes do lixo arderam esta noite em Viana do Castelo

Registou-se, esta madrugada, um incêndio que consumiu um veículo ligeiro na zona de Darque, em Viana do Castelo. Para o...

Regiãohá 5 horas

Santo Tirso: Ladrões levam 50 mil euros e raspadinhas após abrirem buraco na parede de um supermercado

Um grupo de criminosos levou a cabo, na madrugada desta quinta-feira, um assalto a uma superfície comercial, rua Narciso José...

Arquivo

Mais Vistos