Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Violência nas Urgências do Hospital mostra falta de meios humanos e físicos da PSP

Publicado

em

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia considerou hoje que as agressões aos profissionais de saúde do Hospital de Famalicão evidenciam a falta de meios humanos e materiais, pedindo que a situação seja alvo de reflexão pelos responsáveis políticos.

Um grupo de cerca de 10 pessoas “irrompeu”, na madrugada de terça-feira, nas Urgências do Hospital de Famalicão e agrediu um elemento da segurança e profissionais de saúde, provocando três feridos, segundo fontes hospitalar e policial.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em comunicado, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) manifesta-se solidária com os profissionais agredidos e sublinha que este episódio “de violência gratuita”, não pode ser visto de forma isolada e deve ser alvo de reflexão por parte da Direção Nacional da PSP e responsáveis políticos uma vez que “torna evidente e pública a falta de meios humanos e materiais”.

“Esta situação complexa, com a PSP a ser acusada publicamente de demora em acorrer à unidade hospitalar onde decorriam as agressões, lesa a instituição, mina a sua credibilidade, coloca os profissionais expostos à crítica pública – com o seu profissionalismo colocado em causa sem que tenham qualquer responsabilidade na incapacidade de resposta à ocorrência”, sublinha a ASPP/PSP.

Para a associação, o “impedimento de saída de profissionais para a pré-aposentação e consequente envelhecimento do efetivo, a falta de candidatos, o abandono da profissão continuam, a par de episódios semelhantes ao que aconteceu no Centro Hospitalar, a ser problemas que não se podem esconder”.

A ASPP/PSP lembra que nos últimos anos centenas de polícias abandonaram a carreira.

Na terça-feira, em comunicado, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) informava que o episódio foi registado pelas 03:30, quando o grupo de cerca de 10 pessoas entrou “de forma agressiva” no Serviço de Urgência, acompanhando uma mulher.

“Quando solicitados a acalmarem-se pelo elemento de segurança, agrediram-no com violência, forçaram a entrada no serviço e, quando de novo lhes foi pedida calma, agrediram os profissionais de saúde que se aproximaram, tendo provocado ferimentos com alguma gravidade em dois profissionais”, acrescentava.

Também em comunicado, a PSP adiantava, na terça-feira, que recebeu uma chamada via 112, comunicando que estaria a ocorrer uma desordem com agressões, envolvendo um grupo de 15 a 20 cidadãos, no serviço de urgência do hospital de Vila Nova de Famalicão.

Acrescentava que não foi possível, até à data, identificar nem deter os alegados agressores, por terem fugido do local e que estavam em curso “diligências tendentes a obter indícios que permitam identificar os autores das agressões e dos danos referidos, de forma a que sejam criminalmente responsabilizados”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 11 minutos

FC Famalicão x Sporting: Adeptos leoninos vão ser guiados em “caixa de segurança” até ao Estádio Municipal

Depois dos momentos de violência entre adeptos do FC Famalicão e Sporting, registados no dia 03 de fevereiro, na sequência...

Desportohá 53 minutos

“A evolução é notória”: Novo Famalicão pronto para contrariar Sporting em momento de liderança

 A equipa do Famalicão vai apresentar-se “moralizada” frente ao Sporting, na terça-feira, no jogo em atraso da 20.ª jornada da...

Regiãohá 1 hora

Homem com problemas mentais desaparecido desde a última quinta-feira em Santo Tirso

Encontra-se desaparecido desde a última quinta-feira António Martins da Silva de 55 anos, residente em Santa Cristina do Couto, em...

Santo Tirsohá 1 hora

Santo Tirso: Trabalhos de requalificação do recinto da feira devem demorar um ano

As obras de requalificação do recinto da feira de Santo Tirso arrancam este mês de abril e devem demorar um...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Simão Aires da PatinAve sagra-se vice-campeão no Campeonato Distrital de Solo Dance

Os atletas da Academia de Patinagem do Ave estiveram este fim de semana em competição no Campeonato Distrital de Solo...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 400 pessoas celebraram o “Dia das Famílias” da Associação Gerações

A Associação Gerações realizou, este domingo, o “Dia das Famílias”, um evento dedicado à sua comunidade, que assim regressou para...

Desportohá 5 horas

Famalicense Ballas Jr. conquista medalha de bronze em prova do Campeonato do Mundo de Enduro

O piloto famalicense Ballas Jr. esteve este fim de semana em competição no Enduro GP em Valpaços, a sua estreia...

Desportohá 5 horas

Delães recebe 360 atletas para disputar “Taça Nacional CPK” de karate

Pavilhão Municipal de Delães recebe, este domingo 21 de abril, mais uma edição da “Taça Nacional CPK” de karate, um...

Póvoa de Varzimhá 6 horas

Ex-nadador salvador resgata dois adultos e duas crianças do mar da Aguçadoura na Póvoa de Varzim

Dois homens com cerca de 40 anos e duas crianças com 13 anos foram resgatados, este domingo, das águas do...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Gondifelos

Um incêndio deflagrou, na noite deste domingo, numa habitação, na Rua do Centro, em Gondifelos, Famalicão. De acordo com informações...

Arquivo

Mais Vistos