Siga-nos nas redes

Famalicão

INAC/Famalicão: “Museu do Circo Nacional” pode tronar-se numa realidade no próximos anos

Publicado

em

O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, estimou hoje que Portugal pode vir a ter um museu do circo nacional dentro de 10 anos.

“A minha ambição é que o museu do circo [em Portugal] possa abrir daqui a 10 anos, portanto, isto demora tempo”, declarou Rui Leitão, investigador e coordenador científico do RISCO, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga.

Consciente que este tipo de projetos necessita de ter várias parcerias nacionais e internacionais, Rui Leitão admitiu que o equipamento, por ser “extremamente caro”, venha a precisar de apoio de fundos comunitários.

“São projetos muito caros, ou seja, só para começarmos com reservas técnicas, ter uma equipa técnica a tratar deste trabalho, podermos adquirir mais acervos, ter espaço para os guardar devidamente, poderíamos estar a falar de qualquer coisa como 300 a 500 mil euros por ano para podermos desenvolver este trabalho agora. Daí até abrir ao público, só o investimento para um espaço físico vai outro dinheiro ainda mais alto”, disse.

Rui Leitão destacou que há um trabalho “afincado” que está a ser feito há dois anos e meio para poder abrir-se em Portugal um museu do circo, estando nesta altura em conversações com vários municípios a norte do país.

Algumas das parcerias que estão em curso se implementar a unidade museológica é com a Universidade do Minho, a Escola Superior de Educação do Porto, através do Mestrado de Património, a Universidade de Campinas, em São Paulo (Brasil), o Centro de Memória do Circo, único museu exclusivo de circo em toda a América Latina, e o Circo Conteúdo, que é um portal sobre investigação de circo escrito em português.

Atualmente, o acervo recolhido pelo RISCO contabiliza mais de 500 documentos históricos doados por seis famílias do circo em Portugal.

No acervo doado há uma coleção de figurinos de palhaços, centenas de fotografias a cores, partituras originais das orquestras que atuavam ao vivo nos espetáculos do Circo Chen, pastas de correspondência de gestão e administração datada de 2000-2004, entre outros.

“O património é uma coisa que é de todos. O acervo recolhido até ao momento está no Instituto Nacional das Artes do Circo (INAC), mas não é do INAC. Este acervo faz parte da história do circo português e pertence a todos nós”, observou o coordenador científico.

Rui Leitão desafiou, hoje, todos os curiosos sobre a temática circense, bem como os herdeiros e ou pessoas que encontraram uma caixa de um pai ou de um avó sobre coisas relacionadas com o circo, que contactem o centro de investigação em Famalicão para poderem trabalhar sobre “esse património”.

Desde 2023 que este centro de investigação tem vindo a desenvolver contactos com várias famílias de circo com o intuito de conhecer este património (material e imaterial) e perceber se pode divulgá-lo publicamente.

Segundo Rui Leitão, é “emergente” criar condições de salvaguarda deste património.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

Milhares de consultas e cirurgias adiadas devido ao apagão. Funcionamento normal retomado esta terça-feira

O corte generalizado de energia de segunda-feira obrigou a adiar milhares de consultas, cirurgias e tratamentos que terão de ser...

Barceloshá 3 horas

Barcelos: Criança de 7 anos ferida após acidente de autocarro em contramão no centro da cidade

Uma criança de 7 anos ficou ferida, esta segunda-feira, na sequência da colisão de um autocarro contra uma árvore, após...

Paíshá 4 horas

Greve “parou” circulação de comboios em Portugal. Trânsito ferroviário está praticamente restabelecido

 A circulação de comboios urbanos da CP estava cerca das 07:00 a fazer-se com normalidade, havendo apenas suspensão de alguns...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Combustíveis estiveram limitados a 30 euros por pessoa após enchente nos postos de abastecimento

Apenas algumas horas após o apagão que deixou Portugal e os países vizinhos sem eletricidade e acesso a comunicações, tornou-se...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: Jogo da Liga Revelação adiado para esta quarta-feira devido ao apagão

A 14.ª e última jornada da fase de apuramento da Liga Revelação, decisiva para a atribuição do título ao Famalicão...

Paíshá 5 horas

Apagão: Energia elétrica completamente reporta em solo nacional

A energia elétrica já foi reposta aos 6,4 milhões de clientes do país, que está agora “ligado com normalidade” e,...

Paíshá 16 horas

Apagão: Primeiro-ministro diz que escolas devem abrir esta terça-feira. Reposição total da energia nas próximas horas

O primeiro-ministro afirmou hoje que, “apesar de todas as adversidades, o Estado revelou “capacidade de reposta” e espera a reposição...

Paíshá 16 horas

Apagão: INEM esteve sem contacto com os próprios meios

O INEM esteve sem conseguir contactar alguns meios próprios, tanto via telemóvel, como através do Sistema Integrado de Redes de...

Paíshá 17 horas

REN espera reposição total do abastecimento elétrico durante a noite. E-Redes já ligou mais de 147 subestações

A REN disse hoje esperar que a eletricidade seja restabelecida em todo o país durante a noite, após o corte...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Eletricidade começou a ser restabelecida cerca das 21:10

Depois do “apagão” que deixou às escuras Portugal e o seus países vizinhos na manhã desta segunda-feira, e após muita...

Arquivo

Mais Vistos