País
Comissário europeu visita fabricantes de vacinas para acelerar produção na UE
O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, vai visitar fabricantes de vacinas contra a covid-19 para tentar acelerar o processo de vacinação na União Europeia (UE), que está a ser marcado por atrasos nas entregas aos Estados-membros.
Depois de uma primeira visita na passada quarta-feira à unidade de produção de vacinas contra a covid-19 da Thermo Fisher Scientific (subcontratante da AstraZeneca) na Bélgica, Thierry Breton irá “visitar outras fábricas nas próximas semanas”, disse à agência Lusa fonte do gabinete do comissário europeu.
“O objetivo é permitir aos fabricantes assinalar quaisquer eventuais dificuldades com a produção, nas quebras na cadeia de abastecimento e na disponibilidade de matérias-primas e tentar ajudar a resolver estes problemas”, refere a mesma fonte, numa alusão ao facto de estas vacinas serem compostas por várias componentes.
Estas ações presenciais de Thierry Breton, que conhece bem a indústria por ter já sido presidente executivo de várias empresas em França, surgem por o comissário europeu francês ter sido nomeado como líder de um grupo de trabalho sobre a produção de vacinas contra a covid-19, numa altura de grande tensão entre Bruxelas e as farmacêuticas.
Depois de algumas farmacêuticas (como a AstraZeneca) terem informado a instituição de que irão entregar menos doses do que as acordadas para o primeiro trimestre de 2021, Bruxelas criou então este grupo para tentar resolver a atual capacidade insuficiente de produção para os 27 Estados-membros, o que já levou a atrasos na distribuição, nomeadamente para Portugal.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Vilarinho das Cambas celebra festas em honra de São Sebastião
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Nine recebe nova sessão do “Haja Saúde” sobre doenças cardiovasculares
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Desagregação de 4 uniões de freguesia votada no parlamento esta sexta-feira
-
Guimarãeshá 2 dias
Bebé de 18 meses e duas crianças feridas após despiste seguido de capotamento na EN206 em Guimarães