Siga-nos nas redes

Região

Famalicão: Sete distritos do Norte apresentam descida de 30% no número de infeções

Publicado

em

Os sete distritos tutelados pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram, entre 21 de janeiro e 03 de fevereiro, um decréscimo superior a 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, revela hoje um relatório.

O documento da ARS-N, a que Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica entre o dia 14 de janeiro e quarta-feira.

Nos últimos 14 dias, o decréscimo do número de novos casos de infeção foi mais expressivo no distrito de Braga, que registou menos 47% de novas infeções, passando de 7.209 para 3.788 novos casos.

Sucedem-se os distritos Porto e de Viana do Castelo, que registaram menos 41% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

No distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete municípios] o decréscimo foi de 37% e em Vila Real de 35%.

Os distritos de Bragança e de Viseu [onde a ARS-N abrange 10 municípios] contabilizaram menos 30% de novas infeções.

Viseu é o que apresenta a maior taxa de incidência da ARS-N: 2.104 novos casos por 100 mil habitantes, mais do dobro de 960 casos por 100 mil habitantes estipulado pelas autoridades sanitárias para colocar um concelho em risco “extremamente elevado” de contágio.

Dos 85 concelhos tutelados pela ARS-N, Penedono, São João da Pesqueira e Sernancelhe, no distrito de Viseu, são os que apresentam a maior taxa de incidência: 5.673, 4.533 e 3.595 novos casos, respetivamente.

A par destes três concelhos, outros três do distrito de Viseu apresentam taxas de incidência superiores a 2.000 novos casos por 100 mil habitantes: Moimenta da Beira, Resende e Tarouca.

Os concelhos de Alfandega da Fé e de Vila Flor, no concelho de Bragança, também acompanham esta tendência da incidência com 3.033 e 2.769 novos casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

Dos 10 concelhos de Viana do Castelo, seis registaram taxas de incidência superiores a 2.000 novos casos por 100 mil habitantes: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

Boticas, no distrito de Vila Real, acompanhou esta tendência, registando 2.901 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Segundo o relatório da ARS-N, a taxa da incidência na região Norte fixa-se agora nos 1.198 novos casos por 100 mil habitantes.

Entre 21 de janeiro e quarta-feira, a região contabilizou menos 41% novos casos de infeção, tendo passado de 26.298 para 15.854 novos casos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.740 pessoas dos 755.774 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: Afonso Rodrigues segue por empréstimo para o Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira garantiu o empréstimo do extremo Afonso Rodrigues, repetindo o que já acontecera na última época, numa...

Regiãohá 6 horas

Trofa: Homem de 55 anos encontrado sem vida e com ferimentos na cabeça e face

Um homem de 55 anos foi encontrado sem vida, esta quarta-feira, na freguesia de Alvarelhos, no concelho da Trofa. O...

Bragahá 7 horas

Universidade do Minho reúne 11 instituições do Norte na estreia da sua “Rede de Inovação”

A Universidade do Minho (UMinho) vai lançar no dia 29 de janeiro uma rede de inovação que junta 11 instituições...

Póvoa de Varzimhá 7 horas

Homem de 22 anos detido pela PSP com haxixe, heroína e cocaína na Póvoa de Varzim

A Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra de Fiscalização e Intervenção da Divisão Policial de Vila do Conde, levou...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sol regressa esta quinta-feira- “Máximas” sobem até aos 18.º graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, o regresso do sol, que chega acompanhado por alterações nos valores dos termómetros, de acordo com...

Paíshá 10 horas

Número de pessoas inscritas nos centros de emprego aumentou 5,7% em dezembro face ao mesmo período de 2023

 O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 5,7% em dezembro de 2024, em termos homólogos, e 4,1%...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão: Ponta de lança Simon Elisor assina contrato até 2028

O FC Famalicão oficializou, esta quarta-feira, o contrato estabelecido até 2028 com Simon Elisor, ponta de lança francês de 25...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: Guarda-redes Guilherme Oliveira chega para reforçar equipa de futsal

O FC Famalicão prepara-se para apresentar um novo reforço, desta vez para a sua equipa de futsal, que disputa atualmente...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: “Relações Luso-Espanholas (1873-1926)” são tema de mais um Ciclo de Conferências

Os Ciclos de Conferências do Museu Bernardino Machado estão de regresso neste mês de janeiro, com uma sessão dedicada às...

Economiahá 14 horas

Semana de trabalho de 4 dias: Sete em cada dez empresas são contra a sua implementação

Sete em cada dez empresas são contra a implementação da semana de quatro dias, sobretudo no comércio, indústria e construção,...

Arquivo

Mais Vistos