Siga-nos nas redes

País

Covid-19: 26 concelhos do Norte com taxa de infeções superior a 1.920

Publicado

em

Um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) revela que 26 dos 85 concelhos tutelados por este órgão pela registaram uma taxa de incidência superior a 1.920 novos casos de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

O documento da ARS-N reporta a evolução da situação epidemiológica entre o dia 10 de janeiro e sexta-feira.

emissão em direto da famatv

Naqueles 14 dias, 26 concelhos da ARS-N registaram uma taxa de incidência superior a 1.920 novos casos por 100 mil habitantes, mais do dobro dos 960 casos por 100 mil habitantes estipulado pelas autoridades sanitárias para colocar um concelho em risco “extremamente elevado” de contágio.

Dos 26 concelhos, oito pertencem ao distrito de Viseu [onde a ARS-N abrange 10 municípios]: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe e Tarouca.

O concelho de Penedono é o que apresenta a maior taxa de incidência: 7.526 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Seguem-se os concelhos de Sernancelhe e São João da Pesqueira, também no distrito de Viseu, com uma taxa de incidência de 5.059 e 4.715 novos casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

Sete dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo também registaram uma taxa de incidência superior a 1.920 novos casos: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Valença.

Os concelhos de Alfandega da Fé, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Vinhais (no distrito de Bragança) e de Boticas e Ribeira de Pena (no distrito de Vila Real) também acompanharam esta tendência da taxa de incidência.

Vale de Cambra (no distrito de Aveiro, onde a ARS-N abrange sete concelhos)​​​, Barcelos e Vieira do Minho (distrito de Braga) e Póvoa de Varzim (distrito do Porto) também registaram taxas de incidência superiores a 1.920 novos casos.

No mesmo período, 48 concelhos contabilizaram taxas de incidência entre os 960 e 1.920 novos casos de infeção por 100 mil habitantes.

Dez concelhos tiveram entre 480 e 960 novos casos.

O concelho de Vimioso, em Bragança, é o único dos 85 abrangidos pela ARS-N que contabiliza uma taxa de incidência inferior a 480 novos casos por 100 mil habitantes.

O relatório indica ainda que nos últimos 15 dias, os distritos de Aveiro, Bragança, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu contabilizaram um decréscimo do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, sendo que Braga foi o que contabilizou a maior redução: 28%.

O distrito de Viana do Castelo registou menos 25% de novos casos e o distrito do Porto menos 23%.

O distrito de Vila Real contabilizou menos 22% de novas infeções pelo novo coronavírus e o de Bragança menos 13%.

O distrito de Viseu e o de Aveiro contabilizaram menos 17% de novos casos de infeção.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 19 minutos

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 300 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 3 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 3 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 4 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 4 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Famalicãohá 22 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 22 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 23 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 1 dia

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Arquivo

Mais Vistos