Siga-nos nas redes

Braga

Braga Capital da Cultura 2025: Ricardo Rio destaca retorno económico imediato que o evento traz à cidade

Publicado

em

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou hoje que a Capital Portuguesa da Cultura (CPC), além de um retorno económico imediato “certamente muito importante”, deixará como legado uma marca que perdurará no tempo.

Em declarações à Lusa, Rio sublinhou que a CPC “não é um ato isolado”, mas sim o resultado de toda uma estratégia que vem sendo seguida nos últimos anos pelo seu executivo, com uma crescente aposta e um crescente investimento na cultura.

O objetivo é que até 2027 a cultura absorva 8% do orçamento municipal: “Tudo isto porque queremos ser uma capital de cultura todos os dias e não apenas em 2025”.

Para Ricardo Rio, que cumpre o último ano do terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal, se o título Braga CPC vigorará apenas em 2025, a marca ficará e deverá ser usada como trunfo para afirmar cada vez mais o concelho a nível nacional e internacional.

No sábado, e com o lema “Abre a tua porta”, Braga assume oficialmente o título de CPC, com um espetáculo que junta Mariza, Iolanda e Dino d’Santiago, bailarinos de ‘breakdance’ e de folclore e grupos de percussão.

“Ao longo do ano, teremos uma programação muito eclética, com muitos eventos que vêm do passado e com outros preparados expressamente para a CPC. Estamos a criar alicerces sólidos para afirmar cada vez mais Braga como um polo de grande vitalidade cultural”, acrescentou Ricardo Rio.

O objetivo é democratizar a cultura, levando-a a todo o concelho e envolvendo os mais variados agentes locais, lado a lado com nomes nacionais e internacionais.

Haverá parcerias com instituições como o Teatro Nacional Dona Maria II, o Teatro Nacional São João, a Companhia Nacional de Bailado e a Fundação de Serralves, entre outras.

Em relação ao retorno económico imediato do projeto, Rio disse que “será certamente muito importante” para o comércio, restauração e hotelaria, mas disse que não ainda há uma estimativa do valor.

“É um estudo que vamos fazer, conjuntamente com a Associação Empresarial de Braga”, referiu.

Segundo a coordenadora da Braga’25, Joana Fernandes, o evento reunirá 180 parceiros locais, 50 parceiros nacionais e 40 internacionais.

Mão Morta, Sérgio Godinho & Os Assessores, Six Organs Of Admittance & Norberto Lobo, Panda Bear, a música de Carlos Paredes por Mário Laginha e de Steve Reich pelo Drumming, a dança de Vera Mantero e o jazz de Susana Santos Silva, mais o teatro de Mário Coelho, com “Quando Eu Morrer, Vou Fazer Filmes no Inferno!”, estão no programa dos primeiros meses de Braga’25.

Outros nomes são Maria João Pires, Marco Martins, a dupla de coreógrafos Meg Stuart e Francisco Camacho, a dança de Allison Orr e o arquieto Manuel Bouzas, curador da representação espanhola na próxima Bienal de Veneza, num “grande festival” de arte e arquitetura.

A primeira exposição em Portugal da norte-americana Kim Gordon e a presença de Tiago Rodrigues, com a peça “No Yogurt for the Dead”, são alguns dos destaques do primeiro trimestre da CPC.

“Neste primeiro trimestre, destaco também o festival Square, que pretende promover a criação musical independente e a sua internacionalização, e o Clube Raiz, que revisita a música tradicional do Minho”, referiu Joana Fernandes.

Segundo a coordenadora da CPC, para o primeiro trimestre estão agendadas cerca de 80 atividades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Fim de Semana primaveril com temperaturas elevadas, seguido de descida progressiva

Este fim de semana promete trazer um verdadeiro cenário primaveril, com temperaturas elevadas que podem atingir os 26 graus em...

Famalicãohá 4 horas

Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, terá início uma obra de requalificação na zona envolvente à Casa de Camilo...

Famalicãohá 4 horas

Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane

Hoje, dia 29 de março, realiza-se na Associação Teatro Construção, em Joane, Vila Nova de Famalicão, o evento “PERSPECTIVA”. Esta...

Famalicãohá 5 horas

Portugal entra no horário de verão na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os seus relógios na próxima madrugada para...

Paíshá 17 horas

Eclipse solar parcial esperado para este sábado a partir das 09:30. Produção de energia vai descer 23%

O eclipse solar parcial que vai ocorrer durante duas horas na manhã de sábado vai provocar uma redução de 23%...

Paíshá 18 horas

Porto: Bombeira de 22 anos agredida e ameaçada com faca enquanto tentava socorrer mulher doente

Uma bombeira de 22 anos foi agredida e ameaçada com uma faca, na tarde desta sexta-feira, num momento em que...

Sociedadehá 18 horas

Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), esta quinta-feira, por suspeitas dos crimes de uso de documento de identificação...

Desportohá 19 horas

FC Famalicão: Gil Dias pede apoio dos adeptos para este domingo: “Vamos fazer tudo por eles”

Na sequência da disputa da 27ª jornada da I Liga portuguesa, o avançado Gil Dias faz a antevisão da receção...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Espera “máximas” de 22 graus e céus limpos este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 22 horas

Iniciativa “Famalicão Bricks Lab” assinalou o Dia da Juventude no concelho

O Dia Nacional da Juventude, celebrado esta sexta-feira (28 de março) foi assinalado em Famalicão com a iniciativa “Famalicão Bricks...

Arquivo

Mais Vistos