Siga-nos nas redes

País

PCP questiona Governo sobre dragagem de areias nos portos marítimos do Norte

Publicado

em

O PCP questionou o Governo sobre os concursos para as dragagens de vários portos no Norte e sobre a reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, revelou hoje o partido.

“Por que razão não se concluiu com sucesso o concurso para a realização, em 2024/2027, de dragagens nos portos de Vila Praia de Âncora, em Caminha, Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, Esposende, no distrito de Braga, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e zona piscatória de Angeiras, no distrito do Porto?”, pergunta o grupo parlamentar comunista na pergunta dirigida ao ministro da Agricultura e Pescas.

Relativamente ao porto de Vila Praia de Âncora, o PCP quer também saber “qual o novo calendário para concretizar uma reformulação que todos dizem apoiar, mas que tarda em avançar”.

No documento apresentado na Assembleia da República, o partido assinala que “o país continua com os seus portos de pesca a necessitar, sistematicamente, de dragagens de manutenção sem que os sucessivos governos tenham conseguido dar mais que respostas pontuais (e atrasadas) a um problema que é estrutural”.

“No último ano, contam-se por dezenas os artigos na Comunicação Social que ‘informaram’ o povo português, por exemplo em março de 2024, de que o ‘Governo autoriza dragagens de mais de seis milhões em seis portos do Norte até 2027’. Um processo do qual não resultou a remoção de um grão de areia”, lamenta.

O PCP afirma que, “perante o fracasso, novas notícias prometem mais milhões (os mesmos) mas agora para se iniciarem as obras no segundo trimestre de 2025”.

“Entretanto, as dragagens não se realizam, e as intervenções a fazer, quanto mais tempo passa, mais onerosas serão para o erário público, tendo em conta a tipologia dos trabalhos a desenvolver e a continuada acumulação de sedimentos em zonas sensíveis”, observa.

Por outro lado, diz, “degradam-se as condições de segurança, reduzem-se os dias de pesca, e as famílias dos pescadores são alimentadas a promessas”, ao passo que “PS e PSD jogam a responsabilidade da não realização das dragagens de um para o outro, quando ambos são responsáveis”.

“Que diferente seria toda esta situação se o país estivesse dotado de uma Empresa Pública de Dragagens, que […] adquirisse as dragas necessárias para efetuar estas e outras operações, contratasse os trabalhadores necessários para poder operar com segurança, e lançasse mãos à obra em vez de convocar conferências de imprensa”, diz.

Em dezembro de 2024, o ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.

“O objetivo é lançar a empreitada em 2027. A estimativa de custo é superior a 20 milhões de euros”, afirmou José Manuel Fernandes no distrito de Viana do Castelo, numa visita ao porto que o anterior governo do PS previa estar concluído entre 2026 e 2030 e custar pelo menos 15 milhões de euros.

Quanto ao desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora, José Manuel Fernandes esclareceu que “houve um concurso lançado onde não foi possível fazer nenhuma adjudicação”.

Assim, vai ser lançado um novo concurso, “feito por lotes para evitar os problemas que possam impedir que o concurso permita adjudicação”.

“Está previsto que, em abril, se possa fazer adjudicação e iniciar os trabalhos”, afirmou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 4 horas

Maia: Portagens manuais da A3 encerradas esta noite e madrugada

As vias manuais da portagem da Autoestrada (A) 3 em Águas Santas/Maia, no sentido Valença-Porto, vão estar fechadas entre as...

Mundohá 5 horas

Nuno Melo espera ter América de Trump como aliada e questiona intenções da Rússia

O ministro da Defesa Nacional disse hoje esperar que a administração norte-americana de Trump tenha a Europa como aliada e...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Louro celebra festa do Santo do Monte entre 13 e 28 de abril

A freguesia do Louro celebra, entre 13 e 28 de abril, as Festividades em Honra do Santo do Monte, um...

Paíshá 6 horas

Ocupantes de ultraleve escapam com ferimentos ligeiros após queda aparatosa em Vila Nova de Cerveira

Os dois ocupantes de um ultraleve que caiu hoje junto ao aeródromo de Cerval, em Vila Nova de Cerveira, distrito...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão espera aumento das temperaturas mínimas em mais um dia de sol esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Paíshá 7 horas

Porto: Fuga à polícia em contramão na VCI faz dois acidentes

Um condutor de 37 anos, sob o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de três...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Passeio de motas no dia 25 de abril em Castelões

O Grupo Motard de Castelões celebra, no dia 25 de abril (sexta-feira), o seu segundo aniversário. Neste dia, as máquinas...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: “Vigilante” de 45 anos detido pela PSP por não ter licença profissional

A Polícia de Segurança Pública procedeu à detenção de um homem de 45 anos, ao início da madrugada desta quarta-feira,...

Desportohá 9 horas

Futebol de luto após o falecimento de Anabela Santos ex-jogadora da Seleção Nacional

O desporto nacional encontra-se de luto após o falecimento de Anabela Santos, futebolista que integrou a Seleção Nacional, assim como...

Bragahá 10 horas

Detido em Braga homem de 26 anos suspeito de matar mulher em Espanha

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Braga um homem de 26 anos suspeito da prática de um crime de homicídio...

Arquivo

Mais Vistos