Siga-nos nas redes

Região

Gerês beneficia de plano de valorização no valor de 72 milhões de euros

Publicado

em

O plano de cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) prevê um investimento de 72 milhões de euros, durante cinco anos, na valorização daquele território, sendo que 1,5 milhões de euros estão atualmente em execução, foi hoje divulgado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da comissão de cogestão do PNPG, João Manuel Esteves, explicou que o plano integra “um conjunto alargado de projetos e ações, com uma estimativa de investimento de 72 milhões de euros”.

“A comissão de cogestão está a tentar identificar diversas fontes de financiamento através dos fundos regionais geridos pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), sob a alçada do Ministério da Agricultura, e do Fundo Ambiental, da responsabilidade do Ministério do Ambiente e Ação Climática”, explicou.

João Manuel Esteves, que é também presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, falava a propósito de uma nota hoje enviada às redações por aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo que dá nota de uma reunião realizada na última semana na CCDRN para “ter noção de qual poderá vir a ser, no âmbito dos fundos do Portugal 2030, o financiamento possível”.

O autarca social-democrata referiu que contactos semelhantes foram iniciados e vão ter continuidade com o Ministério da Agricultura, “para ver possíveis fontes de financiamento da PEPAC, uma vez que o PNPG tem uma fortíssima componente relacionada com a agricultura, produtos locais, pecuária, floresta”.

Na próxima semana, a comissão de cogestão do PNPG tem nova reunião marcada no Ministério do Ambiente.

“O objetivo é encontrarmos um conjunto diversificado de instrumentos financeiros que permitam concretizar os projetos e ações que estão previstos no plano de cogestão, assentes na promoção do território, no desenvolvimento socioeconómico e na valorização ambiental. O homem, a natureza e a promoção do território”, observou.

Segundo João Manuel Esteves, o plano de cogestão, para executar até 2027, foi aprovado em 2022 pela comissão de cogestão e pelo conselho estratégico do PNPG, e em 2023 pelo Ministério do Ambiente.

Durante o ano passado, a comissão de cogestão do PNPG “viu aprovadas candidaturas no valor de 1,5 milhões de euros, cujas ações, relacionadas com a melhoria das condições de visitação, desenvolvimento socioeconómico, turismo, valorização dos produtos locais, estão atualmente em fase de execução”.

O PNPG ocupa uma área de 69.693 hectares e abrange território dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, Terras de Bouro, no distrito de Braga, e Montalegre, no distrito de Vila Real.

“O PNPG é o único Parque Nacional do país e a sua valorização deverá ser um desígnio nacional. O PNPG está nesta região mas é um ativo de Portugal. Deve ter um reforço de atenção e de meios para que esta joia da coroa das áreas protegidas em Portugal possa continuar a ser identificado como tal, não só a nível nacional como internacional”, referiu.

Segundo a nota da Câmara de Arcos de Valdevez, o presidente da CCDRN, António Cunha, “mostrou grande recetividade ao plano de cogestão do PNPG e reiterou a importância de criar instrumentos de financiamento específicos de apoio a este plano”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 3 horas

Vila do Conde de luto após funeral de menina de 11 anos vítima de um acidente rodoviário

A comunidade da freguesia de Gião, em Vila do Conde, encontra-se de luto após o falecimento de Isabel Gonçalves da...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Um ferido grave após atropelamento na Avenida 25 de Abril

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento na Avenida 25 de Abril,...

Bragahá 4 horas

Familiares procuram jovem desaparecido desde a última sexta-feira em Fafe

Familiares e amigos tentam encontrar Filipe Marinho, um jovem de Fafe desaparecido desde as 03:00 da madrugada desta sexta-feira. De...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Atropelamento numa passadeira faz um ferido em Calendário

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira, na rua Saint...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Moradores da Colina do Ave inauguraram novo parque infantil em Ribeirão com Mário Passos

A comunidade da vila de Ribeirão inaugurou, este sábado, um novo parque infantil na urbanização da Colina do Ave, uma...

Famalicãohá 5 horas

Feira semanal de Famalicão antecipada para evitar os dias de Natal e Ano Novo

Neste período em que se assinala o Natal e Passagem de Ano, a Câmara Municipal de Famalicão informa que a...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão espera uma véspera de Natal com céus limpos e “máximas” de 18 graus

Famalicão espera, nesta terça-feira de véspera de Natal, um dia com céus limpos e as temperaturas mais altas da semana,...

Desportohá 7 horas

Famalicão avança com proposta por defesa da primeira liga egípcia Karim El Debes

Karim El Debes, defesa egípcio de 21 anos, poderá ser um dos novos reforços para o FC Famalicão, uma possibilidade...

Bragahá 8 horas

GNR: 11 detidos em Braga e no Grande Porto por tráfico de droga

Dez homens e uma mulher, com idades entre os 20 e 60 anos, foram detidos, na última semana, por suspeita...

Economiahá 10 horas

DECO: Cada vez mais portugueses recorrem a créditos para pagar rendas e prestações

A subida do custo de vida ultrapassou o aumento dos rendimentos e a Deco tem observado um significativo acréscimo de...

Arquivo

Mais Vistos