Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Alunos da EB D. Maria II exploram Museu Marítimo de Ílhavo e o Centro de Ciência Viva em Aveiro

No dia 12 de janeiro passado, os membros do Clube Ciência Viva e os alunos do Clube Europeu, da Escola D. Maria II, exploraram conjuntamente o Museu Marítimo de Ílhavo e o Centro de Ciência Viva, a Fábrica, na cidade de Aveiro.

O propósito desta atividade foi reconhecer a importância do contato com outras culturas europeias nas tradições e cultura portuguesas, promovendo ao mesmo tempo a cultura científica e tecnológica, assim como incentivando atitudes críticas e de cidadania. Além disso, criaram-se momentos de convívio entre os alunos que frequentam esses clubes ao longo do ano letivo.
A jornada começou com uma visita breve, mas cativante, ao centro histórico de Aveiro. De seguida, realizou-se uma visita guiada ao Museu Marítimo de Ílhavo, onde os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar na dura realidade da pesca do bacalhau. Foram observados objetos e tradições relacionados com a faina, a vida a bordo e os barcos utilizados na pesca na Terra Nova – experiências vividas pelos pescadores desta região.

Na sala dos mares, o destaque foi para as embarcações características de todo o litoral português, bem como para os instrumentos náuticos, desde os mais antigos, como o astrolábio, até aos utilizados nos dias de hoje.
Após o almoço em conjunto, dirigiram-se para o Centro de Ciência Viva, a Fábrica. Lá, os alunos exploraram a sala de exposição permanente, participando em várias atividades científicas.

No laboratório, a experiência proposta, relacionada com a química, envolveu a produção de um exfoliante natural, uma tarefa que todos apreciaram. Na oficina de robótica, os participantes familiarizaram-se com os princípios fundamentais da construção de robôs e foram desafiados a criar e testar as suas próprias criações.

Com esta visita, procurou-se proporcionar aos alunos aprendizagens colaborativas, saindo das paredes da sala de aula, ao mesmo tempo que estimulava o respeito pelo património histórico e científico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version