Siga-nos nas redes

País

Avestruzes ajudam a criar máscara que brilha quando deteta a covid-19

Publicado

em

Cientistas desenvolveram uma nova máscara facial que usa anticorpos de avestruz para detetar o Covid-19, que brilha sob luz ultravioleta.

Espera-se que a inovação possa permitir testes de baixo custo do vírus em casa.

A máscara, não tecida, apresenta um filtro revestido com anticorpos de avestruz direcionados ao covid, com base na ideia de que pesquisas anteriores mostraram que as aves têm forte resistência à doença.

Esses anticorpos foram extraídos dos ovos de avestruzes que foram injetados com uma forma inativa e não ameaçadora do coronavírus, à medida que os anticorpos são transferidos para a prole através da gema.

Estes anticorpos também se formam muito mais rapidamente em avestruzes – em apenas seis semanas, em comparação com 12 em galinhas – e são quase 24 vezes maiores, permitindo mais espaço para se formar.

Num estudo levado a cabo por Yasuhiro Tsukamoto e sua equipa da Universidade de Kyoto, no oeste do Japão, os participantes usaram as máscaras durante oito horas antes de os filtros serem removidos e pulverizados com um produto químico que brilha sob luz ultravioleta se o Covid estiver presente.

Aqueles que foram usados ​​por pessoas infetadas com o vírus brilhavam ao redor do nariz e da boca, descobriram os pesquisadores.

A luz LED de um smartphone também pode ser usada para detetar o vírus, o que ampliaria muito aqueles capazes de usar a máscara facial.

Os cientistas esperam desenvolver ainda mais as máscaras para que brilhem automaticamente, sem iluminação especial.

“É uma forma muito mais rápida e direta de teste inicial do que fazer um teste de PCR”, disse Tsukamoto, professor veterinário e presidente da universidade, à VICE World News.

Ele acrescentou que poderia detetar portadores assintomáticos do vírus, que podem não ser testados porque se sentem saudáveis.

Tsukamoto e sua equipa experimentaram durante dez dias 32 pacientes com Covid-19.

“O anticorpo de avestruz para corona colocado no filtro da máscara captura o coronavírus na tosse, espirro e água”, disseram os pesquisadores.

“Em seguida, um anticorpo da avestruz marcado com corante fluorescente reage e o vírus é visualizado por irradiação com luz.

“Também conseguimos visualizar o antígeno do vírus no filtro de anticorpos de avestruz ao usar a luz negra ultravioleta LED e a luz LED do smartphone como fonte de luz”, explica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 7 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 8 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 11 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos