Sociedade
Famalicão celebra a tradição dos Reis esta sexta-feira
O Município de Vila Nova de Famalicão vai celebrar a chegada do novo ano com o já habitual “Cantar dos Reis”. Os mais novos são os primeiros a cumprir esta velha tradição, já nesta sexta-feira, 6 de janeiro, seguindo-se depois os seniores do concelho, na próxima terça-feira, dia 10.
O Cantar dos Reis Infantil está então marcado para esta sexta-feira, dia 6, com a participação de mais de 700 crianças, provenientes de 9 instituições educativas do concelho. São elas: Casa do Pessoal do Hospital, Creche Mãe, Mais Plural, Jardim de Infância ACB, EB Conde São Cosme, Casa do Povo de Nine, EB Valdossos, Colégio Talvaizinho e Associação das Lameiras.
A iniciativa vai ter lugar na Casa das Artes, a partir das 10h00 e ao longo de todo o dia.
A tradição continua a cumprir-se no dia 10, terça-feira, com os seniores do concelho a entoarem as mais belas canções da época. O Cantar dos Reis Sénior está marcado para as 14h00, no Pavilhão Municipal das Lameiras, com a presença e participação de 26 instituições sociais do concelho.
A par destas duas iniciativas promovidas pela autarquia famalicense, nota ainda para outros momentos promovidos pela comunidade para celebrar a tradição dos Reis. É exemplo disso as “Janeiras no Parque”, uma iniciativa do Rancho Folclórico de São Julião, de Calendário, marcada para domingo, dia 15, a partir das 15h00, no Parque da Devesa. Este sábado, dia 7, a CSIF de Castelões, Oliveira de São Mateus, Oliveira Santa Maria, Riba de Ave e Pedome vem também até aos Paços do Concelho para apresentar, a partir das 15h15, cantares tradicionais das Janeiras.
PASSOU EM DIRETO
-
Paíshá 1 semana
Camionista português desaparecido. Familiares em desespero pedem ajuda
-
Famalicãohá 1 semana
Atualização: Jovem sequestrada foi encontrada tapada por um cobertor e com as mãos amarradas dentro da mala do veículo
-
Desportohá 6 dias
Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos fora de casa neste fim de semana
-
Desportohá 3 dias
SC Braga x FC Famalicão: Carvalhal quer dar “a melhor resposta” apesar de algumas ausências