Encontra-se a decorrer mais uma edição do festival Guimarães Clássico. Este ano, o festival promete concertos com um programa diversificado contando com a participação de artistas de classe mundial. Ainda antes do arranque oficial do programa, entre os dias 12 e 17 de agosto, com masterclasses, encontros entre músicos e simpósios.
Desde a sua criação, o Guimarães Clássico Festival tornou-se um farol de excelência artística, atraindo artistas de renome para a histórica cidade de Guimarães. O festival mantém a missão de criação em Guimarães através de residências de artistas tais como Orquestra “Covent Garden Soloists”, Baltic Neopolis Orchestra, Quarteto Quiron, Vasko Vassilev, Andriy Viytovych e Rafal Jezierski, Quarteto de Cordas de Guimarães e jovens músicos provenientes de vários países. Quase toda a programação é preparada “in loco” durante a duração do festival.
Um pilar fundamental do festival, as masterclasses oferecem oportunidades inestimáveis para jovens artistas aprenderem e atuarem ao lado de músicos altamente respeitados. Esta troca de conhecimentos e experiências não só eleva a arte dos participantes, mas também enriquece o tecido cultural da cidade para além de criar experiências musicais marcantes para os participantes.