Site icon Fama Rádio e Televisão

Ex-alunos da UMinho dão a conhecer rostos das aldeias de Portugal

Dois ex-alunos da Universidade do Minho propõem-se percorrer Portugal de lés a lés para dar a conhecer “rostos da aldeia”, o mesmo nome de um portal que hoje nasceu para promover os territórios de baixa densidade, anunciou aquela academia.

Em comunicado, a Universidade do Minho acrescenta que outros objetivos são a promoção do turismo rural e a fixação de gente nas aldeias de Portugal.

Da responsabilidade de Luísa Pinto e Filipe Morato Gomes, o portal www.rostosdaaldeia.pt inclui filmes documentais, entrevistas, reportagens e guias práticos, que vão ajudar a mostrar exemplos de hospitalidade, gastronomia, ofícios e cultura popular.

Através do portal, pode desde já descobrir-se Campo Benfeito (Castro Daire) e Ferraria S. João (Penela), na região centro, com o diretor artístico do Teatro do Montemuro e as quatro fundadoras da cooperativa Capuchinhas.

Segue-se, em breve, Arga, no Alto Minho, com o ideólogo do projeto Arte na Leira, Mário Rocha.

“Vamos documentar a vida nos territórios do interior, em especial os habitantes impulsionadores da mudança ou criadores da diferença. Por outro lado, mostramos que as aldeias podem ser locais de fruição, com qualidade de vida e motivos de interesse que os tornam únicos”, explica Luísa Pinto, citada no comunicado.

O objetivo final é motivar mais pessoas a visitarem aqueles territórios, a prolongarem a estadia e, eventualmente, ali se fixarem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version