Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Covid-19: Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde irá vacinar 205 até quinta-feira

Publicado

em

Numa tarefa divida em dois dias, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, iniciou hoje o processo de vacinação a 205 profissionais de saúde que trabalham na unidade.

Segundo Gaspar Pais, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, as vacinas recebidas na segunda-feira foram destinadas “aos profissionais da linha da frente, como médicos, enfermeiros e auxiliares técnicos, que estão mais expostos”.

“Pode ser a diferença de voltarmos à vida normal ou continuarmos a ter as limitações atuais. Estamos muito esperançados, mas sabemos que efeito não é imediato até porque estamos a vacinar uma quantidade ainda muito reduzida da população”, disse o responsável.

Dentro de três semanas, as 205 pessoas que hoje foram inoculadas vão receber a segunda dose da vacina, havendo a expectativa que, em breve, cheguem doses para outros 200 profissionais da unidade que também se inscreveram para serem vacinados.

“Assim que nos chegue a indicação de que iremos receber mais vacinas, teremos a logística toda preparada. Foi como aconteceu nesta primeira fase, onde em dois dias preparamos todo processo. Estaremos prontos”, partilhou Gaspar Pais.

Hoje, a primeira profissional a receber a vacina no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, foi Isabel Valério, especialista de medicina interna, que se mostrou “confiante e nada receosa”.

“Acredito que a luta continua, mas as pessoas têm de ter confiança e fazer a vacinação para que se consiga combater da pandemia. Este é o início do processo, mas não podemos baixar a guarda”, disse a clínica.

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde presta cuidados de saúde a cerca de 150 mil habitantes dos dois concelhos, que nos últimos meses têm sido afetados por alguns surtos de covid-19.

Portugal entrou hoje no terceiro dia da campanha de vacinação contra a covid-19, que arrancou no domingo nos centros hospitalares universitários do Porto, de Coimbra, de Lisboa Norte e de Lisboa Central.

O plano prevê que sejam vacinados até abril cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo grupo de trabalho: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A primeira fase de vacinação prolonga-se até final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em Portugal, morreram 6.677 pessoas dos 396.666 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 9 horas

Força Aérea passa a dispor de 4 novos helicópteros para combate a incêndios

A Força Aérea Portuguesa recebeu hoje o quarto dos nove helicópteros destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à...

Paíshá 10 horas

Nuno Melo alerta estados-membros da UE para a “urgência em ajustar procedimentos de contratação e aquisição de equipamentos” militares

 O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, alertou hoje os estados-membros da União Europeia (UE), em Varsóvia, para a “urgência em...

Paíshá 11 horas

ASAE fiscalizou transporte de azeite, carnes e outros em 50 pontos do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou desde as 20:00 de quarta-feira e até às 08:00 de hoje cerca...

Bragahá 12 horas

Homem gravemente ferido após acidente durante corte de árvore em Fafe

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na zona de Felgueiras,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas fortes e trovoada esperadas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 14 horas

Norte: PJ investiga alegada violação de dois utentes de um lar de idosos em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga vai investigar uma alegada violação que terá envolvido dois utentes de um lar de...

Paíshá 14 horas

Motociclos sob novas regras: Inspeções, estacionamento, impostos e outras alterações em vigor desde o dia 01 de abril

O mês de abril chegou com novas regras para os motociclistas, tanto no que diz respeito ao Código da Estrada,...

Paíshá 15 horas

Braga/Porto: PJ fez buscas em diversos organismos públicos esta quinta-feira

A Polícia Judiciária (PJ) tem em curso buscas em vários organismos públicos em Braga, Porto e Lisboa, por suspeitas relacionadas...

Bragahá 16 horas

Esposende: Ponte D. Luís Filipe encerrada para reabilitação estrutural entre 07 e 17 de abril

A ponte metálica de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, vai estar encerrada ao trânsito a partir de segunda-feira...

Paíshá 17 horas

Faleceu ex-ministro da Saúde e Secretário de Estado Paulo Mendo. Tinha 92 anos

O médico Paulo Mendo, que foi secretário de Estado, por duas vezes, e ministro da Saúde, entre 1993 e 1995,...

Arquivo

Mais Vistos