Região
Trofa integra com Famalicão a Rede de Municípios com Qualidade de Vida
A Rede de Municípios com Qualidade de Vida, uma iniciativa do INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, tem Trofa, que se junta a Famalicão, como um dos 9 municípios fundadores.
Com o objetivo de tornar as autarquias mais atrativas para o investimento e criar um sentimento de pertença junto da Comunidade, a Rede pretende desenvolver políticas de qualidade de vida. Além disso, visa medir, implementar e avaliar o impacto de práticas que melhorem a Qualidade de Vida nos Municípios Portugueses, tornando-a uma prioridade nacional.
Esta rede atuará como uma ferramenta de monitorização contínua da Qualidade de Vida, servindo como instrumento para a governança, marketing territorial, satisfação dos munícipes e partilha de boas práticas. Também promoverá uma política de governança baseada no bem-estar e na felicidade dos munícipes.
“Temos vindo a desenvolver um trabalho proativo no que diz respeito à promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Trofa do Futuro: Cidade dos 15 minutos é o conceito que temos vindo a implementar através de novas estruturas e iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida de todos os Trofenses” garante Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.
A avaliação das autarquias será baseada em 13 indicadores: saúde, ensino, emprego, ambiente, cultura, lazer e desporto, economia, mobilidade e transportes, comunidade e participação cívica, segurança, serviços públicos, turismo, urbanismo e habitação, economia e bem-estar subjetivo.
A permanência dos municípios na Rede dependerá de demonstrarem, anualmente, o seu compromisso com a monitorização e melhoria da qualidade de vida das populações.
Os Municípios fundadores desta rede são: Vila Nova de Famalicão, Trofa, Lagoa, Arronches, Pombal, Vila Nova de Gaia, Condeixa, Vila Verde e Velas (Açores).
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: D. Melinha celebrou 102 anos de vida com família e amigos em Ruivães
-
Guimarãeshá 7 dias
Guimarães: Ministério Público pede 25 anos de prisão para homem acusado de várias violações
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Mulher de 41 anos detida pela PSP por condução sem carta esta madrugada
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Fuga em conduta de abastecimento deixa parte de Fradelos sem água temporariamente