Siga-nos nas redes

Braga

Nova estação para comboios de alta velocidade em Braga ficará separada da atual

Publicado

em

A Infraestuturas de Portugal (IP) confirmou à Lusa que a estação ferroviária de Braga para a alta velocidade ficará separada da atual, defendendo que se trata da solução “técnica e economicamente mais favorável”.

“Os estudos em desenvolvimento pela Infraestruturas de Portugal assentam nos Estudos Prévios desenvolvidos pela RAVE [em 2010], os quais, à data, obtiveram Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável. A atualização desses estudos confirmaram a localização prevista para a estação Braga AV como sendo a técnica e economicamente mais favorável”, confirmou fonte oficial da IP em resposta a questões da Lusa.

Em novembro, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, já tinha confirmado à Rádio Universidade do Minho (RUM) que a estação irá ficar instalada nas freguesias de Gondizalves e Semelhe.

De acordo com a IP, “os serviços de alta velocidade irão usar, permanentemente, o ramal de Braga entre Nine e Tadim, existindo a possibilidade dos comboios AV [alta velocidade], com término em Braga, servirem a atual estação, desde que o seu comprimento não exceda os 200 metros (comprimento aproximado de uma composição AV simples)”.

Já os “comboios em composição dupla (com um comprimento aproximado de 400 metros) e os comboios AV com origem/destino em Vigo utilizarão a nova estação Braga AV”.

De acordo com a IP, “a estação de Braga AV deverá ter uma configuração de estação términus, com cais centrais, linhas de resguardo para comboios AV que tenham Braga como estação terminal e pátio de manutenção”, além de uma secção para os comboios que sigam para Vigo.

“Será, por isso, um estação extensa e larga, incompatível com uma solução subterrânea de grande profundidade”, refere.

A IP salienta ainda que “a estação será servida pela futura Variante do Cávado, a qual garantirá uma ligação rápida à EN101 e ao nó de Ferreiros da A11, e, através desta autoestrada, o acesso à A3, assegurando-se boas ligações com a estação atual, com o centro da cidade e com as zonas periféricas de Braga”.

Tal como Braga, também a estação de Leiria ficará afastada da atual.

A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.

Haverá estações preparadas para receber a alta velocidade em Campanhã (Porto), Santo Ovídio (Gaia), Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Está também planeada a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, e que terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

No total, segundo o anterior governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Atropelamento na Avenida Marechal Humberto Delgado faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira da Avenida Marechal Humberto Delgado,...

Desportohá 8 horas

Mundo em choque após falecimento de estrela dos Jogos Olímpicos Pequim2022

A jovem promessa suíça de snowboard Sophie Hediger, que participou nos Jogos Olímpicos Pequim2022, morreu, esta segunda-feira, segunda-feira, aos 26...

Paíshá 8 horas

Vídeo: Aviões F-16 da Força Aérea tiveram céus limpos para desejar “Bom Natal” à população

Proporcionaram momentos de grande entusiasmo, os aviões do modelo F-16 que cruzaram os céus de Portugal, representando a Força Aérea,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera um dia de Natal de sol e “máximas” de 17 graus

Famalicão espera, neste 25 de dezembro, um dia com céus limpos na quase totalidade do período diurno, de acordo com...

Bragahá 10 horas

Arcebispo D. José Cordeiro apela à solidariedade pelo próximo nesta quadra Natalícia

No final deste mês de dezembro, momento em que se celebra a época de Natal, o Arcebispo D. José Cordeiro,...

Paíshá 11 horas

GNR: Mais de 950 acidentes nos últimos dias resultaram 9 vítimas mortais

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 976 acidentes com nove vítimas mortais, 26 feridos graves e 275 feridos leves desde...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Bom tempo mantém-se esta quinta-feira com uma ligeira subida das temperaturas

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia com céus limpos na quase totalidade do período diurno, de acordo com as previsões...

Paíshá 11 horas

Vacinação contra a gripe bateu recorde este ano com mais de 285.000 cidadãos medicados em três meses

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que a vacinação contra a gripe bateu recorde no grupo de pessoas com 85...

Paíshá 11 horas

Grupo que assaltava joalharias no Norte de Portugal desmantelado pelas autoridades espanholas e portuguesas

A Guardia Civil espanhola, com o apoio da GNR e PJ portuguesas, desmantelou um grupo criminoso suspeito de assaltos a...

Famalicãohá 12 horas

Motociclista de 51 anos ferido após colisão rodoviária em Delães

Um motociclista de 51 anos ficou ferido, na manhã desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Camilo...

Arquivo

Mais Vistos