Siga-nos nas redes

Braga

Museu D. Diogo de Sousa em Braga adquire coleção avaliada em 6 milhões de euros

Publicado

em

O Museu D. Diogo de Sousa, em Braga passou a ser o dono formal de uma coleção de arqueologia do mundo clássico do Mediterrâneo, composta por cerca de 350 peças doadas por um casal alemão, foi anunciado na última semana.

A coleção está avaliada em mais de 6 milhões de euros e integra peças gregas, etruscas e romanas, entre escultura de mármore, mosaicos, vasos cerâmicos ou em vidro, elementos figurativos em cerâmica ou bronze e adornos de metais preciosos.

Cerca de 300 peças já tinham sido doadas há uns anos ao Museu D. Diogo de Sousa, juntando-se hoje mais 37.

Destas 37, o destaque vai para um jarro com asa figurativa, em bronze, do final do século VI antes de Cristo, e para uma escultura de galgo lacónico, em mármore, do século II depois de Cristo.

“É uma coleção avaliada em mais de 6 milhões de euros”, disse Florindo Cardoso, falando em representação do casal doador das peças.

O contrato de doação foi hoje assinado, numa cerimónia em que foi também apresentado o esboço do projeto de uma nova ala do museu, que será batizada com o nome do casal alemão e que será destinada expressamente à exposição da coleção.

Segundo a diretora do museu, Maria José Sousa, ainda não há qualquer data prevista para a concretização da nova ala, sendo que, entretanto, algumas das peças doadas estão à mostra num espaço dedicado a exposições temporárias.

“Para já, estamos a falar de um conjunto de intenções, ainda em desenvolvimento”, apontou, sublinhando que é ainda necessário garantir o financiamento para a obra.

A exposição foi doada pelo casal alemão Marion e Hans Peter Bühler-Brockhaus, distinguido este mês com a medalha de outo da cidade de Braga.

A génese da coleção agora doada remonta a 1959, quando Hans Peter adquiriu num leilão, em Estugarda, seis ampolas de peregrino do santuário de St. Menas, Egito, datáveis do século VI, do arqueólogo Carl Maria Kaufmann.

Ao longo dos anos, muitas peças integraram a coleção do casal, muitas recebidas como oferta ou por herança.

Radicado em Portugal desde 2006, o casal decidiu, em 2015, doar a sua coleção de arte clássica a um museu português, para a tornar acessível ao público, tendo optado pelo Museu D. Diogo de Sousa.

Na escolha pesaram os factos de este museu já dispor de uma exposição permanente dedicada à arqueologia do Norte e de ter um laboratório de restauro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Atropelamento na Avenida Marechal Humberto Delgado faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira da Avenida Marechal Humberto Delgado,...

Desportohá 6 horas

Mundo em choque após falecimento de estrela dos Jogos Olímpicos Pequim2022

A jovem promessa suíça de snowboard Sophie Hediger, que participou nos Jogos Olímpicos Pequim2022, morreu, esta segunda-feira, segunda-feira, aos 26...

Paíshá 6 horas

Vídeo: Aviões F-16 da Força Aérea tiveram céus limpos para desejar “Bom Natal” à população

Proporcionaram momentos de grande entusiasmo, os aviões do modelo F-16 que cruzaram os céus de Portugal, representando a Força Aérea,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão espera um dia de Natal de sol e “máximas” de 17 graus

Famalicão espera, neste 25 de dezembro, um dia com céus limpos na quase totalidade do período diurno, de acordo com...

Bragahá 8 horas

Arcebispo D. José Cordeiro apela à solidariedade pelo próximo nesta quadra Natalícia

No final deste mês de dezembro, momento em que se celebra a época de Natal, o Arcebispo D. José Cordeiro,...

Paíshá 9 horas

GNR: Mais de 950 acidentes nos últimos dias resultaram 9 vítimas mortais

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 976 acidentes com nove vítimas mortais, 26 feridos graves e 275 feridos leves desde...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Bom tempo mantém-se esta quinta-feira com uma ligeira subida das temperaturas

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia com céus limpos na quase totalidade do período diurno, de acordo com as previsões...

Paíshá 9 horas

Vacinação contra a gripe bateu recorde este ano com mais de 285.000 cidadãos medicados em três meses

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que a vacinação contra a gripe bateu recorde no grupo de pessoas com 85...

Paíshá 10 horas

Grupo que assaltava joalharias no Norte de Portugal desmantelado pelas autoridades espanholas e portuguesas

A Guardia Civil espanhola, com o apoio da GNR e PJ portuguesas, desmantelou um grupo criminoso suspeito de assaltos a...

Famalicãohá 10 horas

Motociclista de 51 anos ferido após colisão rodoviária em Delães

Um motociclista de 51 anos ficou ferido, na manhã desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Camilo...

Arquivo

Mais Vistos