Siga-nos nas redes

Região

D. José Cordeiro sublinha importância de não “deixar ninguém para trás” este Natal

Publicado

em

Os bispos de Braga dirigiram à diocese uma mensagem conjunta para o tempo do Advento e de Natal, sublinhando a importância de não “deixar ninguém para trás”. “A Igreja sinodal samaritana, que nós somos, não pode exigir a cada pessoa este caminho de preparação e de acolhimento da visita de Deus, a não ser que o faça em conjunto, com todos, sem deixar ninguém para trás, sobretudo olhando com particular cuidado os mais pobres e os mais frágeis”, escrevem D. José Cordeiro, arcebispo primaz, e os bispos auxiliares D. Nuno Almeida e D. Delfim Gomes.

Os responsáveis católicos assinalam que o novo tempo litúrgico “não se trata apenas” de uma época do ano para “expressar de forma mais visível a solidariedade recíproca”. “É um tempo propício para assumirmos com maior convicção a nossa identidade: Caminhamos juntos ao encontro da vulnerabilidade humana, pois é aí um dos lugares privilegiados da visita de Deus”, acrescentam. ‘Deus visita-te… sê anfitrião!’ é o tema da caminhada de Advento-Natal do Ano Pastoral 2022-2023 na Arquidiocese de Braga, apresentado pelo Departamento Diocesano para a Liturgia que explica que o caminho em conjunto que são chamados a fazer é o de serem anfitriões de Deus, “nas realidades concretas que Ele visita e em que se faz presente”.

“Com esta proposta, pretende-se que cada comunidade mantenha uma fidelidade criativa, para ser sinal de unidade em toda a Arquidiocese. Não é preciso que exista uniformização, pois a diversidade é semente de unidade; e, unidos, podemos caminhar juntos”, assinalam os bispos na sua mensagem. Como ícone para a caminhada de Advento-Natal 2022-2023 foi escolhido a tenda e, em cada uma das semanas deste itinerário, vai ser colocado um símbolo – relógio, água, jarro quebrado, ponto de interrogação, candeia, bandeira branca, vaso com planta – que vai expressar realidades visitadas por Deus: As crianças, adolescentes e jovens; os pecadores; os frágeis; os incrédulos; as famílias; os conflituosos e a criação. “Porque somos Igreja sinodal samaritana, queremos caminhar juntos com todos.

Daí que a proposta não se reduzirá à comunidade cristã, com as propostas da Liturgia, mas estenderá as sugestões para as famílias, para os grupos de catequese, para os jovens e as escolas”, assinala o Departamento Arquidiocesano para a Liturgia, no guião deste itinerário. O arcebispo D. José Cordeiro, e seus bispos auxiliares D. Nuno Almeida e D. Delfim Gomes, anunciam também que, no início do novo Ano Litúrgico e Pastoral, vai ser retomada a visita pastoral do bispo ao povo que lhe está confiado, “uma expressão de sinodalidade”.

“O bispo visita o seu povo, por mandato e à semelhança do próprio Deus. Dar-se-á particular relevo, nesta visita, aos jovens, promovendo e cultivando a existência de um grupo de jovens em cada paróquia ou Unidade Pastoral, tomando consciência de que os jovens são uma bênção de Deus para a Igreja”, desenvolvem na mensagem para o Tempo de Advento e Natal, publicada no sítio online da Arquidiocese de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Homem encontrado morto à porta de um prédio. Queda terá sido a causa da morte

Um homem, com cerca de 40 anos, morreu, na madrugada deste domingo, sendo que as causas da morte ainda estão...

Desportohá 11 horas

Euro2024: Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal diante da República Checa

O árbitro italiano Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal no Euro2024 frente à República Checa, em partida agendada...

Desportohá 12 horas

Atletismo: EARO, de Famalicão, no top ten dos Campeonatos Nacionais Sub16. Sporting sagrou-se campeão

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) participou este sábado, dia 15 de junho, com três atletas da sua formação...

Desportohá 13 horas

Famatv transmite “super tarde” de motocross a partir de Vieira do Minho em mais uma jornada do Nacional da modalidade sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.

Em direto, este domingo, a partir das 13:15 Passou em direto na Famatv

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Aviso Amarelo devido à previsão de chuva persistente para esta segunda-feira

O concelho de Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, à semelhança deste domingo, de acordo...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Santo António em Castelões termina com Vítor Rodrigues

As festas de Santo António na freguesia de Castelões, Famalicão, já começaram na sexta-feira e terminam este domingo, com diversas...

Famalicãohá 15 horas

Famalicense, autor do atropelamento mortal de jovem em Braga, é conhecido no mundo das corridas ilegais

O condutor do BMW branco, automóvel conhecido pela participação em corridas ilegais de drift, é residente em Famalicão e tentou...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: José Moreira, de Esmeriz, completou um século de vida

Este sábado, dia 15 de junho, José Moreira, de Esmeriz, completou a bela idade de 100 anos. Assim, a família...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Move-te regressa amanhã com quase 200 aulas de desporto ao ar livre

A partir desta segunda-feira, 17 de junho, está de regresso o programa “Move-te” em Vila Nova de Famalicão. Até ao...

Bragahá 16 horas

Braga: Jovem de 18 anos morre atropelado durante corrida ilegal. Condutor é de Famalicão

Um jovem de 18 anos morreu atropelado na madrugada de sexta para sábado, depois de ter sido colhido por um...

Arquivo

Mais Vistos