Siga-nos nas redes

País

Norte de Portugal e Galiza promovem intercâmbio na investigação da saúde

Publicado

em

O IACOBUS revelou hoje que irá implementar programa de intercâmbio de recursos humanos de universidades e centros tecnológicos na eurorregião Galiza-Norte de Portugal, vai alargar o seu âmbito integrando fundações, academias e institutos de investigação em saúde.

Em comunicado o Agrupamento de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT), entidade gestora do programa, explicou que aquele alargamento pretende ser um contributo na resposta à pandemia de covid-19.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“O programa IACOBUS tinha decidido favorecer a investigação em saúde por causa da covid-19 e, tendo em conta também a atividade de investigação das fundações, centros académicos clínicos e institutos e a sua relação com as universidades da eurorregião, e GNP-AECT, a Junta de Galiza e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), resolveram aceitar a sua incorporação”, lê-se na nota de imprensa.

O ato de adesão daquelas entidades ao programa de cooperação transfronteiriça decorre na sexta-feira, na sede do AECT, em Vigo, na Galiza, e contará com a presença do presidente da CCDR-N, António Cunha, e do vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela.

Com a formalização daquele protocolo, passam a integram programa IACOBUS o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (UPorto), o Centro Académico Clínico ICBAS – CHP, também ligado à UPorto ou o Centro Clínico Académico de Braga, da Universidade do Minho.

Ao IACOBUS juntam-se, também, a Fundação Instituto de Investigação Sanitária, da Universidade de Santiago de Compostela, a Fundação Professor Nóvoa Santos, da Universidade da Corunha, e a Fundação Biomédica da Galiza, da Universidade de Vigo,.

“Deste modo, alarga-se e completa-se o ecossistema de investigação no âmbito da saúde da eurorregião, o que supõe também um contributo à luta contra a pandemia causada pela covid-19”, sustenta a entidade gestora do programa.

As novas entidades “juntam-se às 11 instituições do ensino superior e 22 centros tecnológicos que já fazem parte do Programa IACOBUS, contribuindo para o fomento da cooperação cultural, científica e pedagógica, através da mobilização dos recursos humanos das instituições da eurorregião Galiza – Norte de Portugal”.

O IACOBUS é financiado pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP).

Foi criado em 2014 destinado a docentes, investigadores, técnicos e pessoal administrativo das instituições de ensino superior e centros tecnológicos da eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Desde que arrancou, em 2014, o programa recebeu mais de 1.755 candidatos nas 7 edições anteriores, entre os quais foram selecionados 964 projetos de investigação abrangendo múltiplas áreas do conhecimento, com um financiamento total de cerca de 1.080.600 euros.

O IACOBUS tem como objetivo “fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos de instituições de ensino superior e de centros tecnológicos da eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

O programa visa “o desenvolvimento conjunto de atividades formativas, de investigação e de divulgação, através de um sistema de intercâmbio transfronteiriço de professores, investigadores, pessoal administrativo e de serviços, gestores de inovação e técnicos de I+D+i, entre as entidades que o integram.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Guimarãeshá 29 minutos

Três feridos após colisão em Lordelo Guimarães

Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, na Estrada Nacional 105 em Giesteira,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Bilhar do FAC em destaque no Open da 2ª Divisão

Os atletas da equipa de bilhar do FAC Paulo Oliveira, Camilo Silva, Manuel Costa e Vítor Oliveira. estiveram em competição...

Famalicãohá 4 horas

A IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos já chegou a meio do percurso

Com a expedição a chegar a meio do percurso, aproveitamos uma pausa no deserto para fazer um balanço desta primeira...

Regiãohá 14 horas

Homem de 20 anos detido pela PSP por suspeita de tráfico de droga em Santo Tirso

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 20 anos no domingo, em Santo Tirso, no distrito do...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão aguarda regresso da chuva esta terça-feira

Famalicão espera o regresso da chuva, esta terça-feira, previsões que deverão ocupar quase a totalidade das 24 horas do dia....

Desportohá 16 horas

Famalicão: Equipa de basquetebol do FAC vence SC Marinhense por 79-72

No último sábado, a equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube enfrentou o SC Marinhense no Estádio Municipal de...

Famalicãohá 17 horas

Guimarães: Homem perde a vida após atropelamento na A7

Um homem perdeu a vida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento, provocado por um veículo ligeiro, ao...

Desportohá 17 horas

Famalicão: Edgar Reis conquista 2.º lugar e Daniel Silva o 3.º no Raid TT da Ferraria

Durante o ultimo sábado e domingo na região de Abrantes, Ponte de Sôr e Gavião, os pilotos Edgar Reis e...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Esmeriz destacado na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais um fim de semana de competição para a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão, destaca-se a...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Riba d’Ave deslocou-se a casa do Sporting na última jornada do Campeonato Nacional

O Riba d’Ave Hóquei Clube disputou, no último sábado, o jogo que encerrou a sua participação desta época na principal...

Arquivo

Mais Vistos