Siga-nos nas redes

País

Norte de Portugal e Galiza promovem intercâmbio na investigação da saúde

Publicado

em

O IACOBUS revelou hoje que irá implementar programa de intercâmbio de recursos humanos de universidades e centros tecnológicos na eurorregião Galiza-Norte de Portugal, vai alargar o seu âmbito integrando fundações, academias e institutos de investigação em saúde.

Em comunicado o Agrupamento de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT), entidade gestora do programa, explicou que aquele alargamento pretende ser um contributo na resposta à pandemia de covid-19.

“O programa IACOBUS tinha decidido favorecer a investigação em saúde por causa da covid-19 e, tendo em conta também a atividade de investigação das fundações, centros académicos clínicos e institutos e a sua relação com as universidades da eurorregião, e GNP-AECT, a Junta de Galiza e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), resolveram aceitar a sua incorporação”, lê-se na nota de imprensa.

O ato de adesão daquelas entidades ao programa de cooperação transfronteiriça decorre na sexta-feira, na sede do AECT, em Vigo, na Galiza, e contará com a presença do presidente da CCDR-N, António Cunha, e do vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela.

Com a formalização daquele protocolo, passam a integram programa IACOBUS o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (UPorto), o Centro Académico Clínico ICBAS – CHP, também ligado à UPorto ou o Centro Clínico Académico de Braga, da Universidade do Minho.

Ao IACOBUS juntam-se, também, a Fundação Instituto de Investigação Sanitária, da Universidade de Santiago de Compostela, a Fundação Professor Nóvoa Santos, da Universidade da Corunha, e a Fundação Biomédica da Galiza, da Universidade de Vigo,.

“Deste modo, alarga-se e completa-se o ecossistema de investigação no âmbito da saúde da eurorregião, o que supõe também um contributo à luta contra a pandemia causada pela covid-19”, sustenta a entidade gestora do programa.

As novas entidades “juntam-se às 11 instituições do ensino superior e 22 centros tecnológicos que já fazem parte do Programa IACOBUS, contribuindo para o fomento da cooperação cultural, científica e pedagógica, através da mobilização dos recursos humanos das instituições da eurorregião Galiza – Norte de Portugal”.

O IACOBUS é financiado pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP).

Foi criado em 2014 destinado a docentes, investigadores, técnicos e pessoal administrativo das instituições de ensino superior e centros tecnológicos da eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Desde que arrancou, em 2014, o programa recebeu mais de 1.755 candidatos nas 7 edições anteriores, entre os quais foram selecionados 964 projetos de investigação abrangendo múltiplas áreas do conhecimento, com um financiamento total de cerca de 1.080.600 euros.

O IACOBUS tem como objetivo “fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos de instituições de ensino superior e de centros tecnológicos da eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

O programa visa “o desenvolvimento conjunto de atividades formativas, de investigação e de divulgação, através de um sistema de intercâmbio transfronteiriço de professores, investigadores, pessoal administrativo e de serviços, gestores de inovação e técnicos de I+D+i, entre as entidades que o integram.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 1 hora

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio a Chaves

Tal como acontece todos os anos há 22 anos, os sócios e amigos do GR Gavião, Vila Nova de Famalicão,...

Sociedadehá 4 horas

Famalicão: Dois homens feridos em incêndio em vacaria

Um incêndio numa vacaria, esta manhã, em Outiz, Vila Nova de Famalicão, provocou ferimentos num militar da GNR de Famalicão...

Regiãohá 5 horas

Famalicão: Festa da Flor continua com concerto de Carolina Deslandes

O coração de Vila Nova de Famalicão está a viver mais uma Festa da Flor, que termina amanhã com a já icónica...

Famalicãohá 6 horas

Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresenta hoje candidatos às freguesias

A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD, CDS-PP) vai apresentar, esta tarde, os candidatos às juntas de freguesia. A apresentação...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão disputa penúltima jornada nos Açores

O O FC Famalicão joga esta tarde no terreno do Santa Clara.Na penúltima jornada do campeonato, a 33ª da I...

Desportohá 6 horas

Enea Mihaj está de saída do FC Famalicão. Capitão deixou mensagem emocionada

Enea Mihaj está em final de contrato com o FC Famalicão e já anunciou que vai deixar o clube no final da temporada....

Paíshá 18 horas

Fraude: Circulam mensagens faltas do SNS 24 a solicitar pagamentos

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde emitiram um alerta sobre a circulação de mensagens SMS fraudulentas em nome da...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta madrugada. Previsão de chuva mantém-se até à tarde de sábado

Apesar das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, com momentos breves de chuva, este sábado mantém-se em vigor mais um...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Mulher de 53 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 53 anos ficou ferida na tarde desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento provocado por um veículo...

Famalicãohá 20 horas

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Arquivo

Mais Vistos