Siga-nos nas redes

Braga

Elemento da GNR e esposa acusados de burla a idosos no valor de 400 mil euros em Fafe

Publicado

em

Um militar da GNR de Fafe e a mulher, auditora de justiça, foram acusados pelo Ministério Público acusou quatro arguidos, entre os quais de 32 crimes de burla qualificada e um de branqueamento, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Em nota publicada na sua página, aquela procuradoria refere que os outros dois arguidos são pais daquele militar da GNR no distrito de Braga, e residentes em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real.

Com as burlas, os arguidos terão conseguido mais de 400 mil euros, que permitiriam uma vida de luxo ao GNR e à mulher.

Segundo a nota, o MP considerou indiciado que o militar da GNR, “tendo, conjuntamente com a sua mulher, rendimentos modestos, mas pretendendo, além do mais, viajar, frequentar hotéis e restaurantes de luxo, adquirir roupas de marcas dispendiosas e viaturas de gama alta, engendrou um esquema” para obter as quantias monetárias necessárias àquela vida de luxo, “à custa de terceiros”.

Ao esquema, segundo o MP, aderiram a mulher e os pais do GNR.

Ainda segundo a acusação, o esquema passou por o pai do GNR, “muito conhecido, considerado e com boa reputação na sua área de residência, acolitado pela sua mulher sempre que necessário, pedir dinheiro emprestado a pessoas que nele confiavam, geralmente pessoas de idade, enganando-as com uma simulada situação de urgência e aflição”.

O pai do GNR alegaria uma falsa prisão iminente do seu filho, decorrente de problemas com a justiça e/ou com uma também falsa possível expulsão daquela força policial.

“No contexto da alegação, o dinheiro seria necessário para acudir a pagamentos devidos em tribunal, para evitar os referidos desfechos”, acrescenta.

Com base naquele argumentário, que sofreria “pequenas variações” conforme a circunstância e o interlocutor, os arguidos conseguiram que 29 ofendidos, nalguns casos marido e mulher, lhes entregassem, de 2016 a 2019, o montante global de 406.999 euros.

O MP diz que “parte substancial” deste montante financiou um “elevado” nível de vida económico do militar da GNR e da mulher.

Os arguidos estão ainda acusados de terem feito circular estas quantias por contas bancárias, com operações para dificultar a sua rastreabilidade, e de as terem reconvertido em inúmeros bens.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

Marco Santos e Marlene Azevedo sagraram-se vencedores da 16ª edição da Corrida Popular de Gavião.

Inserida nas festas do Dia da Freguesia, com o apoio da Junta e Câmara Municipal, a prova, organizada pelo Grupo...

Paíshá 8 horas

A época balnear na região norte oficialmente aberta

A partir deste sábado, 15 de junho, está oficialmente aberta a época balnear na região norte do país. Este ano,...

Paíshá 10 horas

Português garante segundo prémio do Euromilhões

Um apostador português garantiu o segundo prémio do Euromilhões no sorteio desta sexta-feira, de acordo com informação divulgada pelos Jogos...

Famalicãohá 10 horas

O anfiteatro e os espaços adjacentes do Parque da Devesa são palco de “O Mixing Art III

O evento artístico, cultural e recreativo da escola profissional CIOR integra a prova de aptidão profissional do Curso de Animação...

Paíshá 13 horas

Em 2023 quatro idosos por dia vítimas de crime e violência foram apoiados pela APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apoiou em 2023 quatro idosos por dia vítimas de crime e violência,...

Entretenimentohá 13 horas

Leva filho ao Euro de Futebol e justifica as faltas às aulas com email enviado para a escola.

Um escocês, decidiu levar o filho consigo ao Euro2024, a criança a tem 12 anos.O pai, Iain Meiklejohn vai fazer...

Paíshá 13 horas

Euromilhões – Veja se tem a chave vencedora

Está sorteada a chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, dia 14 de junho.A chave é composta pelos números 2, 13,...

Desportohá 1 dia

João Almeida vence etapa da Volta à Suíça

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu esta sexta-feira isolado a sexta etapa da Volta à Suíça, encurtada devido...

Famalicãohá 1 dia

Praça-Mercado de Famalicão transmite jogo inaugural do Euro 2024 esta sexta-feira

A Praça-Mercado de Famalicão inicia, esta sexta-feira, a sua jornada de acompanhamento dos jogos referentes ao Euro 2024, que agora...

Famalicãohá 1 dia

Jardim de Infância de Seide novamente distinguido com o selo “Escola Amiga da Criança”

O Jardim de Infância de Seide, integrado no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, foi distinguido pelo quinto ano consecutivo...

Arquivo

Mais Vistos