Site icon Fama Rádio e Televisão

Enterro do Pinheiro trouxe os tradicionais bombos e foliões à cidade de Guimarães (VÍDEO)

E foi assim esta terça-feira, 29 de novembro, data em que se assinalou mais uma Noite do Pinheiro, a festa que dá o mote para o início das populares Festas Nicolinas de Guimarães.

Acompanhado pelo som dos bombos tocados pelos participantes e o célebre pinheiro, cortado durante a tarde do mesmo dia” atravessou as ruas da cidade atrelado a um carro de bois tradicional.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Como é habitual, os foliões acompanharam o tronco da árvore até ao local, já preparado, com um furo no solo para a receber.

As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S. Nicolau.

O Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau e assinalam o momento em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas se reúnem para jantar nos restaurantes da cidade.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version