Siga-nos nas redes

Guimarães

PJ desmantelou laboratório de transformação de estupefacientes em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje o desmantelamento de um laboratório de transformação de estupefacientes de cariz internacional, localizado no concelho de Guimarães, distrito de Braga, e a detenção de quatro arguidos, que ficaram em prisão preventiva.

Em comunicado, a PJ refere que, no âmbito de inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Famalicão, “procedeu à identificação de um laboratório de transformação de pasta de coca em cloridrato de cocaína (estupefaciente para consumo humano)” e a detenção de quatro elementos indiciados por tráfico de estupefacientes agravado, por associação criminosa, por branqueamento de capitais e por detenção de arma proibida.

“As intensas diligências encetadas nos últimos meses permitiram à Polícia Judiciária a recolha de informação e consequente obtenção de vasta matéria probatória que culminou com a localização de uma residência em local rural e isolado, na freguesia de Gondomar, Guimarães, a qual servia de albergue a um laboratório de dimensões consideráveis, onde, diariamente e de forma contínua, dois indivíduos procediam ao processo de transformação de pasta de coca em produto final ilícito, apto ao consumo humano”, explica a PJ.

Esta força de investigação criminal sublinha que a “rede internacional assentava em indivíduos estrangeiros, de pelo menos duas nacionalidades distintas”.

“Que, tendo chegado a território nacional há alguns meses, aqui, numa organização transacional, procederam ao arrendamento de uma habitação, onde vieram a colocar diverso material composto por ácidos, químicos, artefactos, ventiladores, prensas, decantadores, os quais utilizaram para procederem ao processo de transformação”, frisa a PJ.

Após a sinalização de um dos elementos principais da rede em causa, foi possível, segundo a PJ, “aquilatar-se o modo de funcionamento da organização, com chegada quase diária de ‘correios de droga’ que transportavam pasta de coca, dissimulada, proveniente da América do Sul”.

Estes ‘correios de droga’ “efetivavam a entrega do produto ilícito” a um dos detidos, tendo por destino final o laboratório, “onde se encontravam mais dois indivíduos a laborar a tempo total e em exclusivo”.

A PJ revela que ao início da noite de sexta-feira (10 de novembro), em cumprimento de diversos mandados de busca, foi desencadeada a operação “que culminou com a detenção de quatro indivíduos estrangeiros, três em flagrante delito e um em cumprimento de mandado de detenção emitido pela Autoridade de Polícia Criminal”.

“Na abordagem à residência onde operava o laboratório, que se encontrava em pleno funcionamento, foi possível constatar a presença de diverso material, centenas de litros de químicos, benzinas, ácidos e outros, bem como toda uma estrutura e parafernália apta a produzir, em processo contínuo, mais de uma centena de quilogramas de cocaína por semana”, lê-se no comunicado.

No cumprimento do mandado de busca à residência onde se encontrava o laboratório, estiveram presentes duas magistradas do Ministério Público e três especialistas do Laboratório de Polícia Cientifica da Diretoria do Norte da PJ.

“Foi possível assim proceder-se ao desmantelamento do mesmo, com apreensão de pasta de coca e cocaína, em valor que se estima de cerca de cinco dezenas de quilogramas, suficientes para cerca de 250.000 doses individuais. Foram ainda apreendidas armas de fogo e munições, uma viatura, mais de 17.000 euros, moeda estrangeira”, salienta a PJ.

Esta força de investigação criminal acrescenta que, para se consumar o desmantelamento do laboratório, contou com o apoio do Comando Sub-Regional do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos serviços de apoio da Câmara de Guimarães.

Os quatro detidos, indiciados pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais, detenção de arma proibida e, eventualmente (necessitando de matéria probatória a consolidar), poluição com perigo comum, foram presentes, no sábado, ao Tribunal de turno de Vila Nova de Famalicão, tendo-lhes sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: “Máximas” sobem até aos 20 graus esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia de sol embora com céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Grupo de jovens acusado de violação em Espanha pode cumprir penas de prisão até 10 anos

O Ministério Público (MP) espanhol quer aplicar uma pena de 10 anos de prisão a um dos elementos do grupo...

Famalicãohá 16 horas

Carnaval de Famalicão: Trânsito e estacionamento proibido em diversas ruas

Com a realização de diversos eventos relacionados com a celebração do Carnaval, na cidade de Famalicão, a Câmara Municipal informa,...

Bragahá 17 horas

Procurador-Geral da República Amadeu Guerra visita comarca de Braga esta sexta-feira

O Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra, marca presença em Braga, esta sexta-feira, numa visita de trabalho à comarca local, inserida...

Paíshá 18 horas

Homem de 65 anos morre no Hospital de São João após atropelamento junto a uma passadeira em Ermesinde

Um homem com cerca de 65 anos morreu atropelado, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira,...

Paíshá 18 horas

PSP: 29 estrangeiros detidos em janeiro por estarem em situação ilegal no país

A PSP fiscalizou em janeiro quase 4.000 cidadãos estrangeiros em 279 operações policiais, que resultaram em 29 detenções por situação...

Paíshá 20 horas

Ligação de comboio de alta velocidade entre Porto e Vigo ficará concluída em 2032

A ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, em Espanha, fica concluída em 2032, fazendo com que o...

Paíshá 20 horas

Famalicão: Condutor de 58 anos detido com taxa de álcool de 1,97 g/l

A Polícia de Segurança Pública procedeu, na mandrugada desta quinta-feira, cerca das 01:30, na cidade de Famalicão, à detenção de...

Bragahá 21 horas

Assalto a supermercado em Braga registado em vídeo: Ladrão partiu vidro para levar 100 euros

Um supermercado na localidade de Ferreiros, em Braga, foi alvo de um assalto, ao início da madrugada desta quinta-feira.Tal como...

Famalicãohá 22 horas

Famalicense Catarina Azevedo distinguida com bolsa para estudar tratamentos para o cancro na Suíça

A famalicense Catarina Azevedo foi contemplada com uma bolsa de viagem da Sociedade Portuguesa de Imunologia (SPI) para realizar um...

Arquivo

Mais Vistos