Site icon Fama Rádio e Televisão

Governo estuda nova possibilidade para levar Metro do Porto até à Trofa

A expansão das redes do Metropolitano de Lisboa, do Metro do Porto e do Mondego é aposta do Governo com uma dotação de 625 milhões de euros segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

De acordo com a proposta entregue no parlamento, esta quinta-feira, o Governo PSD/CDS-PP irá continuar a apostar na mobilidade verde, com a expansão das redes do metro de Lisboa, com mais 23 estações e 17,5 quilómetros de rede, e do metro do Porto, com um total de 28 novas estações e paragens, combinando o metro e o BRT (autocarros de hidrogénio) Boavista – Império.

Em relação à expansão do Metro do Porto estão afetos no OE2025 um total de 200 milhões de euros: 35 milhões de euros para a linha Amarela e Rosa, e 165 milhões de euros para a linha Casa da Música – Santo Ovídio. Já para o BRT Boavista – Império são 18 milhões.

A proposta do Governo refere ainda um estudo para as linhas da Trofa, Maia II, Gondomar e São Mamede, além da entrada em operação do Metro do Mondego, com duas linhas e 42 estações.

Em paralelo, as políticas de transporte terão um reforço dos incentivos à utilização de transportes públicos, com a implementação do Passe Ferroviário Verde e do Passe Social, além do alargamento de um passe gratuito para jovens até aos 23 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version