Siga-nos nas redes

Famalicão

Associação Empresarial do Minho vê OE2025 como “sinal positivo” para redução de impostos sobre as empresas

Publicado

em

A Associação Empresarial do Minho (AEMinho) considerou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2025 um “sinal positivo” para a economia, sobretudo por estabelecer uma trajetória de redução de impostos sobre o trabalho e as empresas.

Em comunicado, a AEMinho sublinha que a proposta, no entanto, “peca por falta de ambição e simplicidade nas reformas necessárias para gerar um impacto real e duradouro no tecido empresarial português”.

“Aplaudimos as medidas para atrair e fixar talento, como o IRS Jovem, que envia uma mensagem clara às gerações que entram no mercado de trabalho de que existe um esforço em criar condições para que permaneçam em Portugal e contribuam para o crescimento económico”, refere.

No entanto, considera que a proposta se mantém “tímida na simplificação de impostos indiretos e na aposta em políticas de formação e recapacitação laboral, que são essenciais para o desenvolvimento das empresas e dos trabalhadores”.

A AEMinho diz que aprecia a descida do IRC, mas considera que a redução de apenas um ponto percentual “não tem efeito nenhum”.

Defende que “é crucial um corte mais agressivo, especialmente em setores estratégicos como tecnologia e exportação, para promover um crescimento sustentado e a competitividade internacional”.

A redução de um ponto percentual, vinca a associação, “apenas poderá ser vista como um fator positivo se for reveladora de uma tendência de descida efetiva em quadros orçamentais futuros”.

Por outro lado, a AEMinho diz-se preocupada com a falta de “incentivos robustos” para inovação, investigação e desenvolvimento (I&D) e expansão empresarial.

Diz que a aposta do Governo se continua a centrar nas PME, “ignorando a necessidade de fomentar o crescimento das grandes empresas”.

A associação lamenta ainda que a proposta de redução do IVA na construção “permaneça vaga, perpetuando a incerteza no setor” e penalizando o investimento num momento crítico para garantir habitação acessível e atrair talento.

A AEMinho diz reconhecer os esforços na redução das taxas de tributação autónoma e nos pagamentos por conta, mas sublinha que o objetivo deve ser a eliminação ou uma redução substancial dessas obrigações, “que sobrecarregam as empresas com impostos sobre lucros que, muitas vezes, ainda não foram realizados”.

O Governo entregou na quinta-feira no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 e um excedente de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 0,3% no próximo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 2 minutos

Trofa: Homem de 55 anos encontrado sem vida e com ferimentos na cabeça e face

Um homem de 55 anos foi encontrado sem vida, esta quarta-feira, na freguesia de Alvarelhos, no concelho da Trofa. O...

Bragahá 49 minutos

Universidade do Minho reúne 11 instituições do Norte na estreia da sua “Rede de Inovação”

A Universidade do Minho (UMinho) vai lançar no dia 29 de janeiro uma rede de inovação que junta 11 instituições...

Póvoa de Varzimhá 1 hora

Homem de 22 anos detido pela PSP com haxixe, heroína e cocaína na Póvoa de Varzim

A Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra de Fiscalização e Intervenção da Divisão Policial de Vila do Conde, levou...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Sol regressa esta quinta-feira- “Máximas” sobem até aos 18.º graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, o regresso do sol, que chega acompanhado por alterações nos valores dos termómetros, de acordo com...

Paíshá 4 horas

Número de pessoas inscritas nos centros de emprego aumentou 5,7% em dezembro face ao mesmo período de 2023

 O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 5,7% em dezembro de 2024, em termos homólogos, e 4,1%...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Ponta de lança Simon Elisor assina contrato até 2028

O FC Famalicão oficializou, esta quarta-feira, o contrato estabelecido até 2028 com Simon Elisor, ponta de lança francês de 25...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: Guarda-redes Guilherme Oliveira chega para reforçar equipa de futsal

O FC Famalicão prepara-se para apresentar um novo reforço, desta vez para a sua equipa de futsal, que disputa atualmente...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: “Relações Luso-Espanholas (1873-1926)” são tema de mais um Ciclo de Conferências

Os Ciclos de Conferências do Museu Bernardino Machado estão de regresso neste mês de janeiro, com uma sessão dedicada às...

Economiahá 8 horas

Semana de trabalho de 4 dias: Sete em cada dez empresas são contra a sua implementação

Sete em cada dez empresas são contra a implementação da semana de quatro dias, sobretudo no comércio, indústria e construção,...

Bragahá 8 horas

Autocarro destruído após incêndio registado esta manhã em Amares

Um incêndio deflagrou, na manhã desta quarta-feira, num autocarro que circulava na freguesia de Caires, no concelho de Amares, distrito...

Arquivo

Mais Vistos