Siga-nos nas redes

Famalicão

Associação Empresarial do Minho vê OE2025 como “sinal positivo” para redução de impostos sobre as empresas

Publicado

em

A Associação Empresarial do Minho (AEMinho) considerou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2025 um “sinal positivo” para a economia, sobretudo por estabelecer uma trajetória de redução de impostos sobre o trabalho e as empresas.

Em comunicado, a AEMinho sublinha que a proposta, no entanto, “peca por falta de ambição e simplicidade nas reformas necessárias para gerar um impacto real e duradouro no tecido empresarial português”.

“Aplaudimos as medidas para atrair e fixar talento, como o IRS Jovem, que envia uma mensagem clara às gerações que entram no mercado de trabalho de que existe um esforço em criar condições para que permaneçam em Portugal e contribuam para o crescimento económico”, refere.

No entanto, considera que a proposta se mantém “tímida na simplificação de impostos indiretos e na aposta em políticas de formação e recapacitação laboral, que são essenciais para o desenvolvimento das empresas e dos trabalhadores”.

A AEMinho diz que aprecia a descida do IRC, mas considera que a redução de apenas um ponto percentual “não tem efeito nenhum”.

Defende que “é crucial um corte mais agressivo, especialmente em setores estratégicos como tecnologia e exportação, para promover um crescimento sustentado e a competitividade internacional”.

A redução de um ponto percentual, vinca a associação, “apenas poderá ser vista como um fator positivo se for reveladora de uma tendência de descida efetiva em quadros orçamentais futuros”.

Por outro lado, a AEMinho diz-se preocupada com a falta de “incentivos robustos” para inovação, investigação e desenvolvimento (I&D) e expansão empresarial.

Diz que a aposta do Governo se continua a centrar nas PME, “ignorando a necessidade de fomentar o crescimento das grandes empresas”.

A associação lamenta ainda que a proposta de redução do IVA na construção “permaneça vaga, perpetuando a incerteza no setor” e penalizando o investimento num momento crítico para garantir habitação acessível e atrair talento.

A AEMinho diz reconhecer os esforços na redução das taxas de tributação autónoma e nos pagamentos por conta, mas sublinha que o objetivo deve ser a eliminação ou uma redução substancial dessas obrigações, “que sobrecarregam as empresas com impostos sobre lucros que, muitas vezes, ainda não foram realizados”.

O Governo entregou na quinta-feira no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 e um excedente de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 0,3% no próximo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 12 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 14 horas

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 15 horas

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 18 horas

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 20 horas

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 20 horas

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Famalicãohá 21 horas

Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição

A Vila de Joane continua a viver a magia natalícia com a programação especial de “Joane Vila de Natal”, organizada...

Famalicãohá 2 dias

Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave

Um projeto virado para o futuro. Foi desta forma que a ministra da Saúde classificou o CIDIFAD – Centro de...

Famalicãohá 2 dias

Concerto sinfónico de Natal na igreja Matriz de Famalicão nesta sexta-feira

A magia da música natalina chega a Vila Nova de Famalicão esta sexta-feira, com um Concerto Sinfónico de Natal imperdível,...

Famalicãohá 2 dias

Presépio Vivo em Riba de Ave promete encantar nos dias 28 e 29 de dezembro

No próximo fim de semana, dias 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de...

Arquivo

Mais Vistos