As urgências de obstetrícia em Braga e também o bloco de partos já têm atendimento condicionado desde ontem e estão encerradas durante o fim de semana. Só irão receber utentes a partir das 8h00 de segunda-feira.
A dificuldade em preencher escalas assenta na recusa dos médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias previstas na lei. É isso que leva ao fecho de várias urgências este fim de semana.
A norte, são vários os hospitais com condicionamentos. Penafiel não terá urgência de cirurgia geral nas próximas duas semanas e no hospital de Matosinhos durante todo o mês de outubro acontece o mesmo ao fim de semana. A pediatria em Chaves está sem funcionar desde segunda-feira e só reabrirá no início da semana.
Na Guarda, o bloco de partos e a urgência de obstetrícia e ginecologia encerraram esta manhã até à mesma hora de domingo. A urgência geral já tem fortes constrangimentos desde quinta-feira até à manhã de segunda-feira .
O hospital de Leiria está sem apoio de cirurgia geral à urgência até segunda feira. Também há constrangimentos na cardiologia, com a via verde coronária suspensa. Quanto à obstetrícia não haverá urgência em outubro das 9 horas de sábado às 9 horas de segunda-feira com as grávidas a terem de ir para Coimbra.
Em caso de emergência, o contacto deverá ser realizado diretamente para o 112. São estas linhas que “poderão dar todo o apoio especializado e encaminhamento para a unidade mais apropriada, acionando, se necessário, o transporte em viatura médica até à unidade hospitalar mais próxima”.