Siga-nos nas redes

Barcelos

Hospital de Barcelos vive “quadro dramático” que “coloca em risco a saúde e a própria vida das pessoas” diz o município de Esposende

Publicado

em

O município de Esposende aprovou hoje uma moção em que alerta que os constrangimentos nas Urgências do Hospital de Barcelos constituem “um quadro dramático”, que “coloca em risco a saúde e a própria vida das pessoas”.

Na moção, aprovada por unanimidade, o município do distrito de Braga diz compreender as razões que estão subjacentes à decisão dos médicos de não fazerem mais que as 150 horas extraordinárias obrigatórias por lei, mas ressalva que não pode aceitar “a displicência da tutela face a tão grave problemática”.

“Impõe-se ao Governo que se empenhe em resolver, a bem da saúde pública, este impasse e em devolver às populações um direito constitucionalmente previsto”, acrescenta.

O Hospital de Barcelos está este mês com as Urgências Cirúrgicas fechadas, por falta de médicos disponíveis para compor as escalas.

Por outro lado, as Urgências de Medicina Interna também não vão funcionar aos fins de semana.

A moção salienta que o concelho de Esposende, com aproximadamente 36 mil habitantes, não dispõe de um hospital público, sendo servido pelo Hospital de Santa Maria Maior, de Barcelos.

Nota, ainda, que “das cinco unidades ou centros de saúde que serviam o concelho, apenas três se encontram em funcionamento, “em resultado de diretrizes governamentais”.

A moção vai ser remetida ao Governo, a todos os grupos parlamentares e a todos os membros da Assembleia Municipal de Esposende.

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje que os serviços de urgência dos hospitais de Barcelos, Caldas da Rainha, Chaves, Guarda, Santarém e Tomar já enfrentaram encerramentos devido à indisponibilidade dos médicos para fazer horas extraordinárias além das obrigatórias.

Num levantamento feito sobre os impactos da entrega de minutas de recusa por parte dos médicos, a FNAM afirma em comunicado que o retrato é grave, traduzindo-se em encerramentos e constrangimentos nos serviços de urgências, mas também nas escalas de outros serviços hospitalares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 18 minutos

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 45 minutos

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 16 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 18 horas

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 19 horas

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 22 horas

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 24 horas

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 1 dia

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Famalicãohá 1 dia

Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição

A Vila de Joane continua a viver a magia natalícia com a programação especial de “Joane Vila de Natal”, organizada...

Famalicãohá 2 dias

Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave

Um projeto virado para o futuro. Foi desta forma que a ministra da Saúde classificou o CIDIFAD – Centro de...

Arquivo

Mais Vistos