A Marinha Portuguesa coordenou, sábado, o resgate de um tripulante de um veleiro, que navegava a 4,5 milhas náuticas (cerca 8 quilómetros) a oeste da Póvoa de Varzim, com um incêndio a bordo.
Em comunicado, a Marinha revela que a coordenação do resgate foi feita através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa e em articulação com a Capitania da Póvoa de Varzim.
O alerta foi recebido pelas 16h38, “através do veleiro ‘Escapado’, que se encontrava junto à posição da embarcação sinistrada, tendo relatado a existência de fogo a bordo e de uma pessoa na água”.
“Foram de imediato ativado as embarcações que se encontravam nas proximidades, a embarcação ‘Cego do Maio’ da Estação Salva-vidas (ESV) da Póvoa de Varzim, a embarcação ‘SR-28’ da ESV de Leixões e a lancha ‘Praia de Faro’ da Polícia Marítima da Povoa de Varzim”, lê-se.
O tripulante foi resgatado por volta das 17h00, pelo veleiro ‘Escapado’, “tendo sido posteriormente transportado, em segurança, para terra pela lancha da Polícia Marítima”, informa a mesma nota.
“As restantes embarcações, ‘Cego do Maio’ e a ‘SR-28’, permaneceram no local a combater o incêndio”. Contudo, a embarcação ‘Happy Wanderer’ acabou “por afundar, numa zona com 50 metros de profundidade”.
O Comando-local da Polícia Marítima de Póvoa de Varzim tomou conta da ocorrência.