Entretenimento
Em Esposende o teatro sai à rua este fim-de-semana
Em Esposende, até domingo, o teatro sai à rua, em Esposende. Trata-se da oitava edição FestiTeatro – Festival de Teatro de Rua, promovido pelo Município de Esposende em coprodução com a associação Itinerantenredo, com espetáculos para todas as idades e dois especialmente direcionados para a infância.
O evento insere-se no âmbito do CREARTE, projeto que visa incentivar o crescimento da arte teatral no concelho e que se enquadra numa estratégia que dá primazia ao acesso democratizado dos cidadãos à cultura e, em particular, às artes do espetáculo. Além de abrangida pelos desígnios do movimento das Cidades Educadoras, que Esposende integra, esta postura é orientada para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Esta edição integra seis espetáculos, todos com acesso livre, com apresentações às 15h30, 21h30 e 22h00. Todas as noites, às 21h30, apresenta-se Rui Ferreira, que protagoniza “Oli’ginal”, um desenrolar de situações criadas com e para o público. Oli sai à rua e através da sua sensibilidade e destreza começa uma viagem poética movida pelo circo e inspirada no cinema mudo. Um espetáculo “oliginal”, de linguagem universal.
Para a infância, é apresentado no sábado, dia 24, às 15h30, o espetáculo “SURPRISE”, pela Companhia Pepe’s Show. Uma caixa misteriosa está prestes a explodir e a libertar duas personagens muito hilariantes, que vão contagiar ao público de alegria e diversão, tornando-os parte das situações mais engraçadas e lúdicas. “Surprise” é um espetáculo que oferece circo, teatro, comédia, malabarismo, uma engraçada marioneta criativa, interação com o público e muita diversão garantida.
À noite, às 22h00, o artista Enano protagoniza “LibertEnano”. Todos desejamos a nossa liberdade individual para fazer aquilo que nos apetece em qualquer momento da vida, mas nem sempre é possível, perante as obrigações quotidianas do dia a dia, onde parece que nunca temos tempo para parar e simplesmente observar, sentir, respirar.
Com este espetáculo, Enano procura relembrar a nossa liberdade individual, sem preconceitos nem julgamentos, abordando assuntos tão essenciais como amizade, morte, luta, introspeção e a milagrosa ressurreição, com uma linguagem simples de entender. Um espetáculo cheio de pureza, improviso, poesia e humor, onde ninguém vai ficar indiferente.
No domingo, dia 25, às 15h30, os mais pequenos poderão assistir ao espetáculo “FORZUDOS”, apresentado pelo coletivo Zirko Txosko. Dois atletas, dois cúmplices, que se esforçam a fazer truques impossíveis. Uma demonstração de força excessiva que trará as suas consequências… Risco, desastre e absurdo são o fio condutor deste emocionante espetáculo onde portas, fogo e técnicas aéreas aparecem de uma forma absurda.
Um espetáculo muito visual e dinâmico, em que o humor se mistura com as técnicas circenses. A encerrar esta edição, às 22h00, a Companhia Nacional de Espetáculos apresenta “CLOWNS”, um espetáculo de três artistas que vivem no território do sudoeste alentejano e costa vicentina, de nacionalidades e abordagens distintas à linguagem do clown, que se encontram com Giacomo Scalisi para questionar o que significa ser clown nos dias de hoje. Uma reflexão conjunta sobre a dicotomia de identidades entre o homem e o artista, que talvez resulte num espetáculo tragicómico ou, pelo menos, imprevisível.
-
Paíshá 1 semana
Consulado da Venezuela em Lisboa foi atacado
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sob Aviso Amarelo devido ao frio: “Mínimas” descem até aos zero graus
-
Desportohá 5 dias
Benfica X Famalicão: Lage confiante no seu coletivo apesar de algumas ausências
-
Famalicãohá 3 dias
Nova academia sénior de Seide inicia atividades com enfoque no combate à exclusão social