Siga-nos nas redes

Entretenimento

Em Esposende o teatro sai à rua este fim-de-semana

Publicado

em

Em Esposende, até domingo, o teatro sai à rua, em Esposende. Trata-se da oitava edição FestiTeatro – Festival de Teatro de Rua, promovido pelo Município de Esposende em coprodução com a associação Itinerantenredo, com espetáculos para todas as idades e dois especialmente direcionados para a infância.

O evento insere-se no âmbito do CREARTE, projeto que visa incentivar o crescimento da arte teatral no concelho e que se enquadra numa estratégia que dá primazia ao acesso democratizado dos cidadãos à cultura e, em particular, às artes do espetáculo. Além de abrangida pelos desígnios do movimento das Cidades Educadoras, que Esposende integra, esta postura é orientada para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Esta edição integra seis espetáculos, todos com acesso livre, com apresentações às 15h30, 21h30 e 22h00. Todas as noites, às 21h30, apresenta-se Rui Ferreira, que protagoniza “Oli’ginal”, um desenrolar de situações criadas com e para o público. Oli sai à rua e através da sua sensibilidade e destreza começa uma viagem poética movida pelo circo e inspirada no cinema mudo. Um espetáculo “oliginal”, de linguagem universal.

Para a infância, é apresentado no sábado, dia 24, às 15h30, o espetáculo “SURPRISE”, pela Companhia Pepe’s Show. Uma caixa misteriosa está prestes a explodir e a libertar duas personagens muito hilariantes, que vão contagiar ao público de alegria e diversão, tornando-os parte das situações mais engraçadas e lúdicas. “Surprise” é um espetáculo que oferece circo, teatro, comédia, malabarismo, uma engraçada marioneta criativa, interação com o público e muita diversão garantida.

À noite, às 22h00, o artista Enano protagoniza “LibertEnano”. Todos desejamos a nossa liberdade individual para fazer aquilo que nos apetece em qualquer momento da vida, mas nem sempre é possível, perante as obrigações quotidianas do dia a dia, onde parece que nunca temos tempo para parar e simplesmente observar, sentir, respirar.

Com este espetáculo, Enano procura relembrar a nossa liberdade individual, sem preconceitos nem julgamentos, abordando assuntos tão essenciais como amizade, morte, luta, introspeção e a milagrosa ressurreição, com uma linguagem simples de entender. Um espetáculo cheio de pureza, improviso, poesia e humor, onde ninguém vai ficar indiferente.

No domingo, dia 25, às 15h30, os mais pequenos poderão assistir ao espetáculo “FORZUDOS”, apresentado pelo coletivo Zirko Txosko. Dois atletas, dois cúmplices, que se esforçam a fazer truques impossíveis. Uma demonstração de força excessiva que trará as suas consequências… Risco, desastre e absurdo são o fio condutor deste emocionante espetáculo onde portas, fogo e técnicas aéreas aparecem de uma forma absurda.

Um espetáculo muito visual e dinâmico, em que o humor se mistura com as técnicas circenses. A encerrar esta edição, às 22h00, a Companhia Nacional de Espetáculos apresenta “CLOWNS”, um espetáculo de três artistas que vivem no território do sudoeste alentejano e costa vicentina, de nacionalidades e abordagens distintas à linguagem do clown, que se encontram com Giacomo Scalisi para questionar o que significa ser clown nos dias de hoje. Uma reflexão conjunta sobre a dicotomia de identidades entre o homem e o artista, que talvez resulte num espetáculo tragicómico ou, pelo menos, imprevisível.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 13 horas

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 14 horas

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Póvoa de Varzimhá 17 horas

Queda de duas varandas por sorte não fez feridos na Póvoa de Varzim

O trânsito ficou condicionado, esta sexta-feira, na Estrada Nacional 13, na Póvoa de Varzim, na sequência da queda de duas...

Bragahá 18 horas

Homem e mulher com cerca de 60 anos encontrados mortos na sua habitação em Vila Verde

Um homem e uma mulher com cerca de 60 anos foram encontrados sem vida, esta sexta-feira, em Vila Verde. Informações...

Paíshá 18 horas

IPST apela à dádiva de sangue após sazonalidade dos vírus respiratórios

O Instituto Português do Sangue da Transplantação (IPST) apelou, esta quarta-feira, para a dádiva de sangue depois da sazonalidade dos...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Homem de 41 anos detido por suspeita de abusar das duas filhas menores de idade

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Vila Nova de Famalicão, um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de...

Arquivo

Mais Vistos