Braga
Braga: principal túnel da cidade reabriu hoje ao trânsito
O antigo túnel da Avenida da Liberdade, com uma extensão de 1,15 quilómetros, abriu este sábado ao público, após ampla requalificação. A inauguração da agora ‘Via da Liberdade’ marca a conclusão de uma fase do projecto de reabilitação urbana que, segundo a Câmara de Braga, visa melhorar a mobilidade, a segurança e a estética da cidade.
As obras de requalificação envolveram um investimento total de 5,5 milhões de euros, numa intervenção que incluiu a requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem e substituição dos revestimentos das paredes e muros e das infra-estruturas eléctricas.
Foram também substituídos os sistemas de ventilação e desenfumagem e os sistemas de segurança e deteção de incêndio e da rede de iluminação pública. A requalificação incluiu igualmente a actualização da rede de combate a incêndios, a instalação de uma rede de videovigilância e a instalação de controlo e contagem de tráfego.
Estas intervenções focaram-se na melhoria das condições de segurança e circulação rodoviária, bem como na valorização estética do túnel. Entre melhoramentos estéticos, destaca-se uma peça artística do artista plástico Tó Lino.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que destacou as melhorias e os benefícios que estas obras trarão para a cidade e seus habitantes.
Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros, este túnel assegura um dos principais acessos da cidade, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) e o centro (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.
-
Barceloshá 1 semana
Festa das Cruzes de Barcelos considerada Património Cultural Imaterial de Portugal
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Fradelos
-
Famalicãohá 5 dias
Parlamento aprovou hoje desagregação de uniões de freguesias
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Fuga de cloro obriga à criação de perímetro de segurança em Fradelos