Site icon Fama Rádio e Televisão

Movimento “Viver o Ave” nomeado para o prémio Guarda Rios 2021

O Movimento “Viver o Ave” é um dos cinco nomeados para o prémio Guarda Rios 2021 promovido pela associação ambiental GEOTA.

Este prémio é considerado um dos mais importantes prémios ambientais a nível nacional e visa premiar pessoas, grupos ou instituições que se tenham destacado na implementação de boas práticas, defesa e valorização dos rios, cursos de água e áreas ribeirinhas.
O “Viver o Ave” é um movimento informal, criado na rede social Facebook, cuja missão é proteger, preservar a bacia hidrográfica do Rio Ave e dos seus afluentes, assim como incentivar a preservação do património histórico edificado ao longo das suas margens.

O Movimento propõe-se realizar um amplo programa ações de sensibilização ambiental, de promoção e divulgação, de debates e palestras, de atividades desportivas e lúdico-pedagógicas, com vista à consciencialização para a proteção e preservação, não só do Rio Ave, mas de toda a sua bacia hidrográfica.

Gualter Costa, porta-voz do Movimento, sublinha que o Rio Ave e toda a sua bacia hidrográfica “são, neste momento, ainda dos rios mais poluídos e com as margens mais subvalorizadas e subaproveitadas do país”, apesar de estar “dotado de um invejável património histórico, industrial, hidroelétrico e até religioso nas suas margens”.

Nesse sentido, entende que o Ave e as suas margens “têm todas as condições e potencial, para a sua valorização e aproveitamento turístico e ambiental”, considerando que este prémio, “dado o seu reconhecimento e prestígio a nível nacional poderá ser uma importante alavanca mediática para a promoção de toda a bacia do Ave, Vizela e Este”.

O Movimento apela, assim, à votação no seu projeto através das páginas do GEOTA. As votações decorrem até ao dia 9 de agosto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version