O arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, preside à ordenação de quatro novos padres. A cerimónia realiza-se este domingo à tarde, pelas 15h30, na Cripta da Basílica do Sameiro, Braga.
Servir é o desafio assumido por João Conde, Sérgio Araújo, Tiago Nogueira e Pedro Fraga, que elegeram como lema da ordenação presbiteral o tema central do V Congresso Eucarístico Nacional “Reconheceram-nO ao partir do pão” .
Em declarações à Renascença, o arcebispo de Braga reflete sobre a falta de sacerdotes, lembrando que, atualmente. dispõe de apenas 200 párocos para 552 paróquias.
E fala da importância dos leigos na missão da Igreja, porque é preciso consolidar “a missão evangelizadora integral, onde todos somos importantes e não somente os bispos, os padres, os diáconos”.
“É um dia importantíssimo. De facto, no ano passado tivemos a graça também de ordenar quatro novos presbíteros e este ano, novamente. É um dom maior da graça podermos celebrar a alegria da esperança na ordenação destes quatro presbíteros, do Pedro, do João, do Tiago e do Sérgio, para uma confiante missão evangelizadora de toda a Igreja, não apenas da Arquidiocese de Braga. É um sinal desta alegria da esperança”.