Siga-nos nas redes

Braga

Trabalhadores acusam Bosch/Braga de passar “informação falsa” e de “faltar à verdade”

Publicado

em

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Bosch Car Multimédia, em Braga, acusou hoje a empresa de passar “informação falsa” e de “faltar à verdade”, ao afirmar que “realizou um investimento na massa salarial quatro vezes superior aos anos anteriores”.

Em resposta enviada na sexta-feira à agência Lusa, na sequência da greve dos trabalhadores contra os “escassos aumentos salariais” e “a gritante discriminação” na sua aplicação, nomeadamente quanto aos funcionários mais antigos, a Bosch disse que promoveu, em junho, “o maior aumento salarial de sempre”, tendo em consideração as tabelas de remunerações mínimas da Associação Portuguesa das Empresas do Setor Elétrico e Eletrónico.

A Bosch explicou que a política salarial e as revisões aplicadas na empresa “têm como base o enquadramento das funções, o desempenho dos colaboradores e a avaliação do mercado de trabalho”, acrescentando que “realizou em Braga um investimento na massa salarial quatro vezes superior aos anos anteriores”.

A empresa referia ainda que os colaboradores e a Comissão de Trabalhadores “foram informados atempadamente”.

“Exmos. Administradores, claramente esta informação é falsa. Estão a faltar com a verdade, tanto à comunicação social, como aos seus trabalhadores sobre o nosso conhecimento em relação ao valor dos aumentos salariais”, lê-se numa carta aberta, hoje divulgada.

Segundo esta CT, “a realidade” é que em 13 de maio de 2022 reuniu-se com a empresa, tendo-se sido apresentado “um pequeno protótipo e incompleto de um estudo que estava a ser realizado sobre os salários no mercado de trabalho”.

“Em momento algum nos foi comunicado quais as percentagens atribuídas e os valores em euros das respetivas percentagens”, refere a carta aberta.

A CT conta que foi informada de que a avaliação de desempenho iria ser alterada e que “alguns dos itens iriam desaparecer”.

“Assim, como também nos foi dito, que a antiguidade dos trabalhadores na empresa iria valer 10% da sua avaliação para valorizar os trabalhadores mais antigos, o que a CT achou muito pouco e até miserável, o facto de ser tão irrisório a percentagem que atribuirão à antiguidade dos mesmos, o que mereceu da nossa parte uma forte da contestação”, indica a carta aberta.

A CT reconhece que existiram “realmente aumentos bem generosos que ficaram por 100, 300 euros e muito mais para os trabalhadores mais jovens da empresa”.

“A Comissão de Trabalhadores nada tem contra esses aumentos. Mas que fossem utilizados os mesmos critérios para os trabalhadores mais velhos. Não aproveitar o facto de a antiguidade valer uns míseros 10% para lhes discriminar ainda mais. Lamentavelmente, a Bosch não merece os trabalhadores que tem”, conclui a CT na carta aberta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 2 minutos

Guimarães: Professor acusado de ter abusado de 11 alunas menores começa a ser julgado

O professor de uma escola primária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, acusado de 3.734 crimes de abuso sexual...

Famalicãohá 16 minutos

Nova rede de transportes Mobiave arranca oficialmente esta terça-feira

A nova rede de autocarros Mobiave arranca oficialmente hoje em Vila Nova de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, depois de...

Paíshá 13 horas

Criminalidade nas escolas atingiu o nível mais alto dos últimos 10 anos

As ocorrências de natureza criminal nas escolas aumentaram 6,8% no ano letivo de 2023/2024, sendo este o número mais elevado...

Bragahá 14 horas

PSP: Homem de 55 anos suspeito de furtos na Sé de Braga

 A PSP deteve um homem de 55 anos suspeito de danos e furtos em estabelecimentos comerciais na zona da Sé,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão espera céus nublados e descida das temperaturas esta terça-feira

Depois de um dia de céus limpos e máximas elevadas, Famalicão espera, esta terça-feira, um dia mais nublado e com...

Paíshá 15 horas

Porto: Colisão entre camião e ligeiro fez um ferido e deixou o trânsito condicionado na VCI

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um camião e um carro,...

Regiãohá 17 horas

Trofa: Homem de 31 anos detido por suspeita de crimes de teor sexual na Estação Ferroviária

A Polícia Judiciária procedeu á detenção de um homem, este domingo, por suspeita dos crimes de coação sexual e importunação,...

Paíshá 18 horas

Auchan desafia turmas do 1.º ciclo para criação de um conto de Natal

A Auchan lança, pela primeira vez, a iniciativa Concurso de Contos Auchan, que se destina às turmas de 1.º ciclo,...

Paíshá 19 horas

Nuno Melo diz que oposição tem medo do debate: “O receio faz parte da vida”

 O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a única explicação para a oposição não querer participar nos debates...

Regiãohá 21 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Arquivo

Mais Vistos