Siga-nos nas redes

Braga

Greve/Braga: Trabalhadores da Bosch com mais de 20 anos de casa surpreendidos com aumentos de “0,0%”

Publicado

em

 Eduardo tem 28 anos ‘de casa’ na fábrica de Braga da alemã Bosch e Susana já lá trabalha há 23, tendo ambos sido agora surpreendidos com “aumentos salariais de 0,0%”, disseram em dia de greve na empresa.

Queixam-se que a empresa está a discriminar os trabalhadores mais antigos, já que ao mesmo tempo que os “congela” atribui “aumentos, em alguns casos simpáticos” àqueles que “ainda mal aqueceram o lugar”.

Segundo Sérgio Sales, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte), na mesma situação de Eduardo e Susana estão mais de 200 trabalhadores com mais anos na multinacional alemã de Braga.

Hoje, os trabalhadores da Bosch Car Multimedia estão a cumprir um dia de greve, em resposta aos “escassos aumentos salariais” e “à gritante discriminação” na sua aplicação.

“Há uma grande revolta e uma enorme mágoa dos trabalhadores que há largos anos dão tudo pela empresa e que agora foram surpreendidos com aumentos salariais de 0,0%, enquanto ao lado há outros bem mais novos na empresa que fazem exatamente o mesmo e que vão levar em alguns casos mais de 100 euros para casa no final do mês”, referiu Sérgio Sales.

Para o sindicalista, não estão em causa os aumentos salariais dos mais novos, que considera “merecidos e insuficientes”, mas sim a “discriminação” daqueles que lá trabalham há décadas.

“Esquecem-se que quem levantou esta fábrica foram os mais velhos, não os mais novos. Trabalho em laboração contínua, sete dias por semana, não tive rigorosamente nada de aumento. É um enorme sabor a injustiça e a ingratidão”, referiu Eduardo Braga, que ganha 954 euros por mês.

Da mesma forma, Susana Esteves, com 23 anos de casa e um salário de 920 euros, também ficou “triste” quando soube que não ia receber “nem mais um cêntimo”.

“Com tudo a subir, não temos aumento nenhum. Congelam-nos e não nos dão qualquer explicação”, criticou.

A Lusa contactou a Bosh/Braga, mas a administração não quer, “para já”, fazer qualquer comentário.

O Site-Norte sublinha que em causa está uma “multinacional, com mais de mil milhões de faturação no polo de Braga, que recebe, habitualmente, dinheiros públicos” e que “insiste em desconsiderar quem lhe produz a riqueza”.

Lembra que, face à perda de poder de compra, os trabalhadores veem os seus rendimentos “mingar a cada mês”, assim como assistem a “uma aberrante desvalorização das carreiras, da dedicação e experiências acumuladas.

O sindicato dá ainda conta de que “os horários desregulados, os ritmos intensos de trabalho, a retirada de direitos às novas gerações, os baixos salários praticados e a pressão exercida sobre os trabalhadores tem não só afastado trabalhadores da empresa, como desgastado quem, com mais ou menos tempo de casa, sempre zelou e pautou o seu trabalho com profissionalismo”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 24 minutos

Semana arranca com descida no preço dos combustíveis

Se planeia abastecer a sua viatura, o melhor é esperar até amanhã, segunda-feira, dia 9 de setembro. A previsão é...

Famalicãohá 2 horas

39ª Feira de Artesanato e Gastronomia termina este domingo

10º e ultimo dia da 39ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão A animação de hoje acontecerá...

Famalicãohá 3 horas

Juventus Ensemble estreia espetáculo no teatro Narciso Ferreira

O Teatro Narciso Ferreira, na vila de Riba d’Ave, recebe, este domingo, 8 de setembro, um espetáculo de estreia do...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão goleia Paços de Ferreira em jogo de preparação

O Famalicão, da I Liga portuguesa de futebol, goleou hoje o Paços de Ferreira, da II Liga, por 4-1, num...

Famalicãohá 20 horas

O Famalicense Paulo Cunha foi reeleito presidente da Distrital de Braga do PSD

O eurodeputado Paulo Cunha foi reeleito presidente da Distrital de Braga do PSD em eleições com lista única, que também...

Paíshá 20 horas

Luís Montenegro reeleito presidente do PSD com 97,45% dos votos

De acordo com o comunicado do órgão jurisdicional do PSD, votaram na sexta-feira nas eleições diretas para presidente da Comissão...

Famalicãohá 21 horas

Banda de Famalicão Apresenta Espetáculo “Canções do Mundo” em Comemoração dos 111 Anos da Caixa de Crédito Agrícola

A Banda de Famalicão irá apresentar, pela primeira vez, o espetáculo musical “Canções do Mundo”, um reportório cuidadosamente preparado a...

Desportohá 23 horas

O Famalicense Atlético Clube vai disputar a segunda divisão nacional de Hóquei em Patins

Depois da descida na última temporada, o FAC prepara o regresso ao escalão maior do hóquei patinado portugurês, o treinador...

Sociedadehá 24 horas

Governo prevê aumento da despesa pública em 20 por cento em 2025

O Governo prevê aumentar a despesa publica em cerca de 20% no próximo ano. Aponta ainda para um aumento da...

Famalicãohá 24 horas

A Associação Moinho de Vermoim realiza este sábado a 13.ª edição do Sarau Cultural Terras de Vermoim

O evento, que terá lugar no salão paroquial da freguesia contará com diversas atividades desportivas e culturais, mantendo a tradicional...

Arquivo

Mais Vistos