Barcelos
Artesão de Barcelos cria cadeira para o Papa Francisco
Carlos Moreira, artesão de Barcelos, criou uma cadeira papal, para o Papa Francisco, que já seguiu para Lisboa, para que possa estar no palco da Jornada Mundial da Juentude, em agosto, esse é o desejo do seu criador.
Mas se não houver essa possibilidade, a peça seguirá diretamente para o Vaticano, em Roma.
Carlos Moreira, natural da freguesia de Encourados, trabalha com madeira desde tenra idade, “desde os dez, doze anos”. A cadeira papal, da qual ele se orgulha de ter feito, levou cerca de três meses para ser concluída. “Ia trabalhando um pouco todos os dias”, diz ele, explicando que a ideia surgiu de uma conversa que teve com alguns padres que encomendaram uma peça em sua oficina. Quando a cadeira ficou pronta, os padres voltaram e ficaram “maravilhados”.
A cadeira foi confeccionada em madeira de castanho, e Carlos Moreira garante que a castanheira que deu origem a ela também cresceu na freguesia de Encourados.
“Tenho muito orgulho no que fiz. Quando estava a trabalhar nela parece que Deus estava dentro de mim e dava-me muita força de vontade”, confessa o artesão que manifesta o desejo de que a cadeira estivesse no palco (das JMJ) “para ser vista pelos portugueses”, explicou o próprio de acordo com uma nota divulgada pela Câmara Municipal de Barcelos.
-
Economiahá 1 semana
DECO: Cabaz dos alimentos essenciais aumentou quase 3 euros desde o início do ano
-
Mundohá 6 dias
Incêndios em Los Angeles: Não há portugueses entre os desaparecidos
-
Desportohá 3 dias
Sub-23 do FC Famalicão empatam 1-1 frente ao FC Vizela
-
Economiahá 1 dia
Número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos aumentou 76% em novembro face ao último ano