Região
Igreja Matriz de Vila do Conde assaltada. 4 mil euros roubados e 6 mil em estragos
A Igreja Matriz de Vila do Conde foi alvo de um assalto, na noite desta terça para quarta-feira, crime que terá resultado em cerca de 10 mil euros de prejuízos para a paróquia, avança o jornal Terras do Ave.
Tal como revelou à mesma fonte o representante da paróquia de S. João Baptista, prior Paulo César Dias, esta tratou-se de uma operação meticulosamente preparada, que envolveu a utilização de ferramentas de corte e o estroncamento de portas para que se pudesse aceder aos armários com objetos de culto, caixas de esmolas e cofres: cerca de 4 mil euros foram levados pelos ladrões, que causaram ainda cerca de 6 mil euros em estragos.
Tudo isto foi levado a cabo numa fase em que as ofertas dos fieis se acumulavam, resultado das recentes festas de São João e exatamente um dia antes da data do seu depósito bancário.
Aqui, os ladrões demonstraram conhecimento prévio do local, tapando portas de vidro para que a sua presença não fosse detetada no exterior do edifício.
Perante este “rombo muito grande nas contas da paróquia”, o prior terá sido contactado pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, que garantiu a reposição das condições de segurança do espaço.
Este, afirmou ainda desenvolver a comunicação com as entidades responsáveis pela gestão dos monumentos nacionais, no sentido de reforçar os dispositivos de segurança atuais.
À população é pedido que comuniquem informações relevantes sobre o crime, caso tenham testemunhado comportamentos suspeitos nas imediações.
-
Bragahá 1 semana
Braga ativa Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo devido ao frio
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Habitantes de Gondifelos podem registar cortes no abastecimento de água esta tarde
-
Sociedadehá 5 dias
Preço dos combustíveis dispara na segunda-feira
-
Paíshá 1 dia
GNR e PSP registaram mais de 950 infrações por uso de telemóvel durante a condução entre 14 e 20 de janeiro