Siga-nos nas redes

Guimarães

Festas Gualterianas de Guimarães com Fernando Daniel, Bárbara Tinoco e Zé Amaro

Publicado

em

As Festas da Cidade e Gualterianas, em Guimarães, decorrem entre 26 de julho e 05 de agosto, num investimento superior a meio milhão de euros, com atuações de Fernando Daniel, Bárbara Tinoco e Zé Amaro, foi hoje anunciado.

O evento, que integra a XXVI Feira de Artesanato, foi apresentado na Associação Artística da Marcha Gualteriana, na presença do presidente do município, Domingos Bragança (PS), do vereador da Cultura e também presidente da cooperativa cultural A Oficina, Paulo Lopes Silva, de Catarina Pereira, da direção artística da Casa da Memória de Guimarães e Artes Tradicionais d’A Oficina, e de José Pontes, presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana.

Os concertos de Fernando Daniel, de Bárbara Tinoco e do cantor de música popular Zé Amaro estão marcados para as 22:00 de 02, 03 e 04 de agosto, respetivamente, no Largo do Toural.

As Festas da Cidade e Gualterianas deste ano, que se realizam em Guimarães, distrito de Braga, desde 1906, em honra de São Gualter, vão ter um investimento superior a meio milhão de euros, indicou o presidente da autarquia, durante a apresentação do evento.

Quanto ao retorno financeiro gerado pelas festas, tanto o autarca como o vereador da cultura admitiram ser difícil quantificar, mas Domingos Bragança vincou que será “seguramente maior do que o valor investido” pela câmara, sublinhando tratar-se das festas da cidade, que exigem cada vez mais e melhor qualidade, face à sua “dimensão cultural” e às expectativas criadas pelos munícipes e pelos visitantes, ano após ano.

Segundo o vereador da Cultura, a cidade de Guimarães espera acolher, à semelhança dos anos anteriores, “várias centenas de milhares” de pessoas durante os dias das Festas da Cidade e Gualterianas, que “constituem um dos principais cartazes turísticos de Guimarães”.

Catarina Pereira, da direção artística da Casa da Memória de Guimarães e Artes Tradicionais d’A Oficina, deu conta de que este ano “houve mais inscrições” para participarem na XXVI Feira de Artesanato, que contará com 40 artesãos, que trabalham vários materiais, como madeira, ferro, bordado ou cerâmica, entre outros.

O presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana indicou que serão nove os carros alegóricos, alusivos a vários temas, que vão desfilar pelas ruas da cidade de Guimarães, a partir das 22:00, de 05 de agosto, considerado o momento alto das festividades.

José Pontes admitiu que, à semelhança de anos anteriores, tem havido muita dificuldade em arranjar voluntários para ajudarem nos trabalhos de preparação dos carros e da marcha, agravado este ano pelo facto de haver o Campeonato Europeu de Futebol.

“Como os jogos à noite, [os voluntários] não aparecem”, lamentou José Pontes que, apesar disso, garante que tudo estará preparado para o desfile.

A Praça da Restauração funcionará de 02 a 05 de agosto no Largo Condessa do Juncal.

Do programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2024 constam ainda o festival de folclore, cantares ao desafio, noite de fado, desfile e concentração de grupos de bombos, arruada e encontro de tocadores de concertina e desfile de charretes antigas, entre outras iniciativas.

“Com uma tradição centenária, estas festas têm sido, ao longo dos anos, espaço e tempo de vivência, de convergência, de movimento, de cor, de emoções e de demonstrações de vitalidade económica e cultural do concelho, com tal projeção que se tornaram numa das mais importantes atrações festivas de toda a região Norte”, refere a comissão organizadora.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 3 horas

GNR transportou 189 órgãos este ano e percorreu 38.902 km para “salvar vidas”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) efetuou desde o início do ano de 2024 o transporte de 189 órgãos. No total,...

Paíshá 3 horas

A Cruz Vermelha efetua recolha de alimentos em supermercados

A campanha de recolha de alimentos Vale+, da Cruz Vermelha Portuguesa, decorre hoje e domingo em perto de 600 supermercados...

Guimarãeshá 15 horas

Homem de 70 anos detido com mais de 100 doses de cocaína em Guimarães

Um homem de 70 anos foi detido pela PSP, esta quinta-feira, na cidade de Guimarães pelaprática do crime de tráfico...

Famalicãohá 17 horas

Programa “Move-Te” levou exercício físico ao ar livre a mais de 2.500 famalicenses

No decorrer das últimas quatro semanas, mais de 2.500 famalicenses puderam participar nas atividades de desporto ao ar livre promovidas...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Chuva está de regresso este sábado

A chuva está de regresso, este sábado, ao concelho de Famalicão, para um dia em que se regista também uma...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Colisão entre carro e motociclo faz um ferido em Outiz

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro,...

Desportohá 20 horas

Kickboxer famalicense Sofia Oliveira disputa combate de K1 em Mirandela

A lutadora de artes marciais famalicense Sofia Oliveira desloca-se até Mirandela, para disputar um combate oficial da World Association of...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: CIOR avança com a construção do seu novo Centro Tecnológico Especializado

A Escola Profissional CIOR já iniciou o processo de obras com vista à instalação e equipamento do CTE-Centro Tecnológico Especializado...

Desportohá 22 horas

Famalicão: Jogadores de xadrez tentam entrar para o livro dos recordes do Guiness em S. Cosme

O Clube de Xadrez A2D de Famalicão, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Antas apresenta a sua Mostra Comunitária entre 27 e 28 de julho

A freguesia de Antas apresenta, nos dias 27 e 28 de julho, a sua Mostra Comunitária, onde diversas entidades e...

Arquivo

Mais Vistos