Siga-nos nas redes

Barcelos

Dois “videntes” julgados por burla de 339 mil euros em Braga

Publicado

em

Espíritos que multiplicam dinheiro, “puxadas de dinheiro” e negociações para acalmar espíritos zangados são alguns dos “ingredientes” de um caso de burla milionária que está a ser julgado no Tribunal de Braga, com dois videntes no banco dos réus.

No total, e segundo a acusação do Ministério Público, a que a Lusa hoje teve acesso, os dois videntes conseguiram 339.500 euros, tudo para alegadamente ajudarem uma mulher de Barcelos a receber um suposto prémio do Euromilhões, que teria ganhado em França, em 2012.

Com as alcunhas Madi e Nadi, os arguidos estão a ser julgados pela prática de dois crimes de burla qualificada.

A história começou em 2017 ou 2018, quando Maria, uma pessoa “frágil e vulnerável a nível psicológico” e “profundamente religiosa e ingénua”, conheceu os arguidos e passou a recorrer aos seus serviços de astrologia.

Nessas circunstâncias, Maria comunicou aos arguidos que em 2012 tinha jogado no Euromilhões em França, juntamente com outras pessoas, e que acreditava ter ganhado um prémio no valor de 30 milhões de euros, sem que alguma vez tivesse reclamado a sua parte do mesmo.

Os arguidos logo se prontificaram a ajudá-la, dizendo que, com a “invocação de espíritos”, conseguiriam não só que ela recebesse o prémio, mas também multiplicar dinheiro.

Para isso, teriam de fazer “puxadas de dinheiro”, uma “empreitada” só possível se Maria fosse ajudando com a disponibilização de sucessivas quantias.

Maria levantou das suas contas bancárias 102.500 euros e entregou-os aos videntes, mas estes disseram que era preciso mais e aconselharam-na a pedir dinheiro a pessoas das suas relações.

Conselho acatado, Maria foi então pedindo as verbas solicitadas, até que um amigo cometeu o “pecado capital” de lhe entregar 20 mil euros em fotocópias de notas de 500, que seriam entregues aos arguidos.

Nessa altura, o amigo de Maria foi notificado de que os “espíritos ficaram furiosos” e que sobre ele e sua família impendia uma “maldição” que só poderia ser limpa com a entrega de 20 mil euros verdadeiros.

O homem acabou por entregar os 20 mil euros, mas recebeu uma má notícia dos arguidos: os espíritos não tinham acalmado e só com mais 50 mil euros é que o conseguiriam “safar”.

Mais tarde, os arguidos contactaram-no e disseram que tinham conseguido negociar com os espíritos, dando conta de que com 30 mil euros a “coisa” ficaria resolvida.

O homem entregou os 30 mil, mas nem mesmo assim teve descanso, já que posteriormente um dos arguidos lhe ligou a dizer que eram precisos mais 50 mil euros.

O homem acabou por denunciar o caso às autoridades policiais, que detiveram os arguidos.

Para o Ministério Público (MP), os arguidos agiram sempre “livre, deliberada e conscientemente, em comunhão de esforços e em execução de plano que previamente delinearam”, para fazerem suas as quantias que lhes eram entregues pelas vítimas, cujas “características de personalidade” conheciam.

O MP quer que os arguidos sejam condenados a pagar ao Estado 339.500 euros, o valor que conseguiram com a atividade criminosa que desenvolveram.

Os arguidos estão em prisão preventiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 15 horas

Gustavo Sá renova com o FC Famalicão por cinco anos

Gustavo Sá renovou o seu contrato com o FC Famalicão e fica agora vinculado à formação famalicense até 2029. O emblema de Vila...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Skate Parque de Sinçães pronto em outubro

Em Outubro, os skaters de Famalicão terão um novo espaço no Parque de Sinçães.Este sábado, dia 29 de junho, a...

Famalicãohá 17 horas

Médico suspeito de abusar sexualmente de duas crianças no Hospital de Famalicão fica em liberdade

O médico, de 69 anos, suspeito de abusar sexualmente de dois menores no Hospital de Famalicão ficou em liberdade. Segundo...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Calor regressa em força na próxima semana

O calor deverá regressa em força na próximo semana, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera...

Famalicãohá 20 horas

Médico detido por abuso sexual de crianças no hospital de Famalicão conhece hoje medidas de coação

O médico que foi detido pelo crime de abuso sexual de crianças deverá conhecer este sábado as medidas de coação...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Nine celebra este fim de semana o padroeiro S. Pedro

A freguesia de Nine, em Vila Nova de Famalicão, celebra este fim de semana o S. Pedro, padroeiro local. Com...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Festas de Santa Catarina, em Calendário, têm o seu ponto alto este fim de semana

O Monte do Facho, em Calendário, Vila Nova de Famalicão, recebe, este fim de semana, a Festa em Honra de...

Regiãohá 21 horas

Jovem de 18 anos, da Trofa, morre após ser agredido no NorteShopping

Um jovem de 18 anos, natural da Trofa, morreu ontem na sequência de agressões com arma branca na zona de...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Carros apedrejados por grupo no topo do Edifício Las Vegas

Na última semana, condutores e moradores do edifício Las Vegas, nas imediações da rotunda da Paz em Famalicão, registaram diversos...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão apresenta projeto para o novo ‘skatepark’ no Parque de Sinçães

A Câmara Municipal de Famalicão leva a cabo, este sábado a apresentação do projeto para a construção de um parque...

Arquivo

Mais Vistos