Região
Comboios: primeira fase de alta velocidade Porto-Vigo pronta “em seis a sete anos”

O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) avançou hoje que a primeira fase do projeto de alta velocidade Porto-Vigo deverá estar pronta em “seis a sete anos” após cinco anos de construção.
Em declarações aos jornalistas, Carlos Fernandes disse que atualmente está a decorrer “e já [está] avançada” a fase de estudos.
“Daqui a seis/sete anos prevê-se que a primeira fase do Porto-Vigo [Galiza, Espanha] possa estar em operação”, disse Carlos Fernandes.
Segundo o responsável, a IP conta ter os estudos de impacto ambiental concluídos ainda este ano e que em julho de 2026 seja lançado o concurso para dois troços: Campanhã–Aeroporto Sá Carneiro e Braga–Espanha.
Carlos Fernandes estimou que o processo relativo ao concurso dure cerca de ano e meio, seguido de cinco anos para construção.
A ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para depois de 2030, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
O vice-presidente da IP falava após a apresentação do Plano de Pormenor Estação de Gaia – Santo Ovídio – Projeto de Alta Velocidade Porto-Lisboa, uma estação que terá plataformas de mais de 400 metros de comprimento e será construída a cerca de 60 metros de profundidade.
O projeto de alta velocidade Porto-Lisboa, que deverá ligar as duas cidades em cerca de uma hora e 15 minutos, é paralelo ao Porto-Vigo.

-
Bragahá 1 semana
Crime: Suspeito de homicídio em Braga fica em prisão preventiva
-
Regiãohá 5 dias
Vila do Conde: Proprietário de estabelecimento comercial detido por posse de arma proibida e estupefacientes
-
Desportohá 3 dias
FC Famalicão está com força para “lutar pela vitória” na receção ao Braga
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Freguesias do concelho recebem mais de 8 milhões de euros para requalificação de infraestruturas e novos projetos