Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Festival de Música da Póvoa de Varzim apresenta compositores e interpretes nacionais e internacionais entre 07 e 29 de julho

Publicado

em

Realiza-se entre os dias 07 e 29 de julho a 45.ª edição do Festival de Música da Póvoa de Varzim, que, em 2023, irá fazer a estreia absoluta de four sacred chants, obra do compositor ucraniano Valentin Silvestrov, encomendada pelo próprio festival.

Outro dos pontos de destaque desta programação será a também estreia do Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim, dirigido pelo maestro Nuno Coelho, assim como a primeira apresentação em Portugal do Festival de Música da Póvoa de Varzim faz estreia mundial de obra do ucraniano Valentin Silvestrov agrupamento coral Vox Clamantis, a Orquestra de Câmara de Colónia, dirigida por Christoph Poppen, as sopranos Arianna Savall e Rachel Fenlon, e a violinista Antje Weithaas.

De salientar também será a 15.ª edição do Concurso de Composição da Póvoa de Varzim, que se insere também no cartaz deste festival.

O 45.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) abre no dia 7 de Julho com a tradicional conferência do musicólogo Rui Vieira Nery. A sessão conta com o pianista Rodrigo Teixeira, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2023, num concerto que assinala os 150 anos do nascimento de Rachmaninov.

A soprano Arianna Savall, com Peter Johansen e o agrupamento Hirundo Maris, abrem a programação de concertos a 8 de Julho, com o programa A Rosa do Mar, que conta com poetas catalães, escandinavos e portugueses, entre os quais o poveiro Aurelino Costa.

No dia 12, estreia-se em Portugal a soprano Rachel Fenlon que se acompanha a si mesma ao piano. Fenlon interpretará Winterreise (Viagem de Inverno), de Schubert.

Dois dias mais tarde, o agrupamento coral estónio Vox Clamantis, especialista em canto gregoriano e polifonia medieval, proporcionará “um dos concertos mais aguardados desta edição”, segundo a organização do festival, que sublinha a sua proximidade à “tradição coral existente na Póvoa”.

Na sua estreia portuguesa, o Vox Clamantis interpretará, entre outras peças, Drei Hinterkinder aus Fatima (Os três pastorinhos de Fátima), de Arvo Pärt.

O compositor barroco Johann Sebastian Bach merecerá a atenção da Orquestra de Câmara de Colónia, em 15 de Julho, numa abordagem que combina o violoncelo de Anja Lechner e o acordeão de Goran Stevanovich. O programa incluirá ainda obras da compositora russa Sofia Gubaidulina.

O concerto do 15.º Concurso de Composição da Póvoa de Varzim acontece a 16 de jJlho, com o novo Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim. Para a organização, trata-se de “um grande passo, a concretização de um sonho, de uma visão: a criação de um ensemble com músicos excepcionais dirigido por Nuno Coelho, maestro convidado da Orquestra Gulbenkian e principal da Orquestra do Principado das Astúrias”.

O concerto de encerramento, a 29 de Julho, conta com a Orquestra Gulbenkian, dirigida por Valentyn Uryupin e tendo como solista a pianista Viktoria Postnikova, num programa que conjuga obras de Rachmaninov e Stravinsky.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Homem encontrado morto à porta de um prédio. Queda terá sido a causa da morte

Um homem, com cerca de 40 anos, morreu, na madrugada deste domingo, sendo que as causas da morte ainda estão...

Desportohá 11 horas

Euro2024: Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal diante da República Checa

O árbitro italiano Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal no Euro2024 frente à República Checa, em partida agendada...

Desportohá 12 horas

Atletismo: EARO, de Famalicão, no top ten dos Campeonatos Nacionais Sub16. Sporting sagrou-se campeão

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) participou este sábado, dia 15 de junho, com três atletas da sua formação...

Desportohá 13 horas

Famatv transmite “super tarde” de motocross a partir de Vieira do Minho em mais uma jornada do Nacional da modalidade sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.

Em direto, este domingo, a partir das 13:15 Passou em direto na Famatv

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Aviso Amarelo devido à previsão de chuva persistente para esta segunda-feira

O concelho de Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, à semelhança deste domingo, de acordo...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Santo António em Castelões termina com Vítor Rodrigues

As festas de Santo António na freguesia de Castelões, Famalicão, já começaram na sexta-feira e terminam este domingo, com diversas...

Famalicãohá 15 horas

Famalicense, autor do atropelamento mortal de jovem em Braga, é conhecido no mundo das corridas ilegais

O condutor do BMW branco, automóvel conhecido pela participação em corridas ilegais de drift, é residente em Famalicão e tentou...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: José Moreira, de Esmeriz, completou um século de vida

Este sábado, dia 15 de junho, José Moreira, de Esmeriz, completou a bela idade de 100 anos. Assim, a família...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Move-te regressa amanhã com quase 200 aulas de desporto ao ar livre

A partir desta segunda-feira, 17 de junho, está de regresso o programa “Move-te” em Vila Nova de Famalicão. Até ao...

Bragahá 17 horas

Braga: Jovem de 18 anos morre atropelado durante corrida ilegal. Condutor é de Famalicão

Um jovem de 18 anos morreu atropelado na madrugada de sexta para sábado, depois de ter sido colhido por um...

Arquivo

Mais Vistos