Póvoa de Varzim
Festival de Música da Póvoa de Varzim apresenta compositores e interpretes nacionais e internacionais entre 07 e 29 de julho
Realiza-se entre os dias 07 e 29 de julho a 45.ª edição do Festival de Música da Póvoa de Varzim, que, em 2023, irá fazer a estreia absoluta de four sacred chants, obra do compositor ucraniano Valentin Silvestrov, encomendada pelo próprio festival.
Outro dos pontos de destaque desta programação será a também estreia do Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim, dirigido pelo maestro Nuno Coelho, assim como a primeira apresentação em Portugal do Festival de Música da Póvoa de Varzim faz estreia mundial de obra do ucraniano Valentin Silvestrov agrupamento coral Vox Clamantis, a Orquestra de Câmara de Colónia, dirigida por Christoph Poppen, as sopranos Arianna Savall e Rachel Fenlon, e a violinista Antje Weithaas.
De salientar também será a 15.ª edição do Concurso de Composição da Póvoa de Varzim, que se insere também no cartaz deste festival.
O 45.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) abre no dia 7 de Julho com a tradicional conferência do musicólogo Rui Vieira Nery. A sessão conta com o pianista Rodrigo Teixeira, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2023, num concerto que assinala os 150 anos do nascimento de Rachmaninov.
A soprano Arianna Savall, com Peter Johansen e o agrupamento Hirundo Maris, abrem a programação de concertos a 8 de Julho, com o programa A Rosa do Mar, que conta com poetas catalães, escandinavos e portugueses, entre os quais o poveiro Aurelino Costa.
No dia 12, estreia-se em Portugal a soprano Rachel Fenlon que se acompanha a si mesma ao piano. Fenlon interpretará Winterreise (Viagem de Inverno), de Schubert.
Dois dias mais tarde, o agrupamento coral estónio Vox Clamantis, especialista em canto gregoriano e polifonia medieval, proporcionará “um dos concertos mais aguardados desta edição”, segundo a organização do festival, que sublinha a sua proximidade à “tradição coral existente na Póvoa”.
Na sua estreia portuguesa, o Vox Clamantis interpretará, entre outras peças, Drei Hinterkinder aus Fatima (Os três pastorinhos de Fátima), de Arvo Pärt.
O compositor barroco Johann Sebastian Bach merecerá a atenção da Orquestra de Câmara de Colónia, em 15 de Julho, numa abordagem que combina o violoncelo de Anja Lechner e o acordeão de Goran Stevanovich. O programa incluirá ainda obras da compositora russa Sofia Gubaidulina.
O concerto do 15.º Concurso de Composição da Póvoa de Varzim acontece a 16 de jJlho, com o novo Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim. Para a organização, trata-se de “um grande passo, a concretização de um sonho, de uma visão: a criação de um ensemble com músicos excepcionais dirigido por Nuno Coelho, maestro convidado da Orquestra Gulbenkian e principal da Orquestra do Principado das Astúrias”.
O concerto de encerramento, a 29 de Julho, conta com a Orquestra Gulbenkian, dirigida por Valentyn Uryupin e tendo como solista a pianista Viktoria Postnikova, num programa que conjuga obras de Rachmaninov e Stravinsky.
-
Paíshá 2 dias
Vacinação contra a gripe bateu recorde este ano com mais de 285.000 cidadãos medicados em três meses
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sob Aviso Amarelo esta quarta e quinta-feira devido à previsão de chuva forte e trovoada
-
Regiãohá 1 semana
GNR constitui um arguido por recetação de um veículo roubado, em Vila do Conde
-
Desportohá 4 dias
FC Famalicão perde em casa contra o Farense