Siga-nos nas redes

Região

Toy, Fernando Daniel e David Carreira são as estrelas das Festas de S. Bento em Santo Tirso

Publicado

em

Realizam-se, entre os dias 06 e 11 de julho, as Festas de S. Bento, em Santo Tirso, com um cartaz repleto de animação e música, com alguns nomes sonantes do panorama nacional.

Toy, Fernando Daniel, David Carreira, Wet Bed Gang e a fadista Teresinha Landeiro são as atrações principais desta celebração, a par do regresso, após mais de 50 anos, da da Procissão de S. Bento, no dia 09 de julho.

Entre as novidades deste ano, destacam-se igualmente o evento “Há comida na Praça”, que vai animar a Praça Conde S. Bento com opções gastronómicas alternativas, e o retorno do Arraial dos Carvalhais, com as barracas das associações e coletividades do concelho, na praça com o mesmo nome, onde será montado novamente o palco para os artistas tirsenses.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “depois do estrondoso sucesso do ano passado, em que foi batido o recorde de visitantes, o desafio da autarquia e da Comissão de Festas foi acrescentar atrativos que permitam aumentar ainda mais o enorme retorno que as Festas de S. Bento trazem à cidade, tanto em termos económicos, como de notoriedade e de cultura”.

Além disso, revela o autarca, “este ano quisemos também resgatar a Procissão de S. Bento, com partida da Igreja Matriz, pois não podemos esquecer que estas festividades têm uma forte componente religiosa”. Para isso, acrescenta, “desafiámos as 25 paróquias do concelho a juntarem-se a esta celebração, que percorrerá as principais ruas da cidade”.

As festas arrancam no dia 6 de julho, às 19h30, com a inauguração do Arraial dos Carvalhais e as atuações da Ritmos CAID, NoName e Ecos da Tuna. Às 22h00, sai à rua a tradicional Arruada de Bombos do Concelho, em desfile pela cidade.

No dia seguinte, a partir das 19h30, sobem ao palco do Arraial dos Carvalhais Daniela Paiva, CASL e Serafim Ferreira. A animação prossegue, depois, a partir das 22h00, no palco principal, instalado na Praça 25 de Abril, com a atuação de Toy, o popular autor de sucessos como “Estupidamente Apaixonado”, “Chama o António” ou “És Tão Sensual”. Após o final do concerto, das 0h30 às 3h30, arranca o “Há Baile no Largo”, na Praça Coronel Batista Coelho, com a música dos djs Pedro Rodrigues e António Paiva e do DJ Pette.

No sábado, 8 de julho, a animação começa pelas 9h00, com um desfile pela cidade do Grupo de Zés P’reiras “Os Delaenses”. Às 11h00, terá lugar, nos Paços do Concelho, a Sessão Solene Comemorativa do 38º Aniversário da Elevação de Santo Tirso a Cidade. A partir das 19h30, sobem ao palco do Arraial dos Carvalhais o Grupo LuzSom, Patrocínia Costa e a Mridangam Band.
Mais tarde, às 22h00, o palco da Praça 25 de Abril recebe o concerto de Fernando Daniel, atual júri do concurso The Voice Kids, da RTP, e autor de inúmeros sucessos como “Se Eu”, “Voltas” ou “Espera”. Terminado o espetáculo, as atenções rumam ao Largo Abade Pedrosa, onde irá decorrer um Espetáculo Piromusical, a partir das 0h30. A essa mesma hora, o “Há Baile no Largo” contará com música dos djs Rui B. Machado e Echo Sound.

No domingo, 9 de julho, realizam-se as Missas Dominicais, às 9h00 e às 11h30, na Igreja Matriz, de onde sairá, às 17h00, a Procissão de São Bento. A partir das 15h00, o palco do Arraial dos Carvalhais recebe Cantares ao Desafio, Rafael Machado, Marta Miranda, Pontas Soltas e o cantor Rui Costa. Às 22h00 tem início, na Praça 25 de Abril, o concerto dos Wet Bed Gang, o mais conhecido grupo hip-hop português da atualidade.


Na segunda-feira, 10 de julho, a programação começa às 19h30, no palco do Arraial dos Carvalhais, com as atuações do Duo Polifonia e do Conjunto Musical de Santo André. Para as 22h00 está marcado o grande concerto da noite, na Praça 25 de Abril, com a atuação de David Carreira, autor de sucessos como “Primeira Dama”, “Saturno (Ela é Malvada)” ou “Não Papo Grupos”. No final do concerto, pelas 0h30, haverá fogo-de-artifício sobre o rio Ave. À mesma hora, arranca a terceira noite de Há Baile no Largo, com os djs Vítor Oliveira e Los Bravos.
No dia 11, Feriado Municipal, a partir das 5h00, realiza-se a tradicional Peregrinação a S. Bento, seguindo-se as missas em honra de S. Bento, às 7h00, 9h00 e 11h00, na Escola Agrícola Conde de S. Bento. As celebrações religiosas prosseguem às 18h00, com a Missa Solene, na Igreja Matriz.


Nesse mesmo dia, às 16h00, o Grupo de Concertinas de Monte Córdova sobe ao palco do Arraial dos Carvalhais. A partir das 19h30, será a vez de atuarem José Morais Silva e Lando. Para as 22h00 está marcado o concerto de encerramento das Festas de S. Bento, como habitualmente ao som do fado, na Quinta de Fora. A artista convidada é Teresinha Landeiro, que participou no Festival da Canção deste ano com o tema “Enquanto é Tempo”.
O programa das Festas de S. Bento inclui, ainda, a realização, de 6 a 11 de julho, da Exposição de Colecionismo “S. Bento”, organizada pela Associação de Colecionismo Tirsense, que estará patente no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.


No dia 8, o programa de promoção da atividade física “Santo Tirso a Mexer” promove um Sunset, a partir das 17h00, e no dia 9 realiza-se o 19º Concurso de Pesca de S. Bento, nas margens do rio Ave, organizado pela Associação Recreativa da Torre, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso.
De 6 a 11 de julho, as Festas de S. Bento vão passar, ainda, pela Praça D. Maria II, com diversões infantis e comércio de rua, pela Alameda da Ponte, onde ficarão instalados o Parque de Diversões e espaços de venda de artesanato, e pelos Jardins Ribeiro Miranda, que voltarão a ser espaço de restauração.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 48 minutos

FC Famalicão: Afonso Rodrigues está de regresso após boa temporada no Paços de Ferreira

O futebolista Afonso Rodrigues está de regresso ao FC Famalicão, depois de terminado o seu empréstimo ao Paços de Ferreira,...

Entretenimentohá 2 horas

Festa rija na entrega de prémios às Marchas Antoninas – Foi em Direto na Famatv

Ambiente de muita festa marcou a cerimónia de entrega de prémios das Marchas Antoninas de 2024. A Fundação Cupertino de...

Barceloshá 2 horas

Homem de 47 anos perde a vida atropelado por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira,...

Paíshá 3 horas

Administradores hospitalares pedem divulgação pública de urgências encerradas

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) pediu hoje a publicitação das urgências encerradas durante o verão junto dos utentes...

Famalicãohá 3 horas

Procissão em honra a Santo António está nas ruas da cidade de Famalicão – Passou em direto na Famatv

Imagens extraídas da transmissão em direto da Famatv As Festas Antoninas de Famalicão terminam hoje. Neste dia de Santo António,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Exposição “A noite de todos os dias” de Maria Capelo patente na Ala da Frente até outubro

A galeria municipal Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, apresenta a nova exposição intitulada “A noite de todos...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Chuva regressa esta sexta-feira (mas só dura até às 13:00)

A chuva está de regresso a Famalicão esta sexta-feira, depois de alguns dias mais secos e quentes. Neste sentido, deverá...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Partido Socialista reúne-se para o debate de novas ideias “Pensar 2025”

O núcleo do Partido Socialista de Famalicão estará reunido no Café Concerto da Casa das Artes, de Vila Nova de...

Regiãohá 6 horas

PJ fez buscas na Câmara Municipal de Santo Tirso

Inspetores da Polícia Judiciária (PJ) do Porto estiveram toda a manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal de Santo Tirso a...

Famalicãohá 7 horas

Sandra Costa demite-se do cargo de coordenadora do núcleo famalicense da Iniciativa Liberal

Sandra Costa apresentou a demissão de coordenadora do núcleo de Famalicão da Iniciativa Liberal (IL). A decisão foi comunicada pela...

Arquivo

Mais Vistos